Início Curiosidades Vila Beatriz, preciosos azulejos em Ermesinde

Vila Beatriz, preciosos azulejos em Ermesinde

A Vila Beatriz foi enriquecida por preciosos painéis de azulejos azuis e brancos. De forte sentido cenográfico descritivo e monumental, o azulejo é considerado hoje como uma das produções mais originais da cultura portuguesa.

442
0
PARTILHE

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

Vila Beatriz, preciosos azulejos em Ermesinde Vídeo de: pedrodoporto

Vila Beatriz

A Vila Beatriz foi enriquecida por preciosos painéis de azulejos azuis e brancos. 

Mandada construir por Amadeu Vilar dentro de um gosto ecléctico, possui as características da “casa portuguesa” de anos 20, tendo sido enriquecida por painéis de azulejos azuis e brancos da fábrica Aleluia de Aveiro. Pertenceu posteriormente ao industrial Luís Soares. Foi readaptada a Centro Sociocultural e Piscina Municipal inauguradas a 19 Novembro de 1989, tendo sofrido melhorias e acrescentos em 2005.

De forte sentido cenográfico descritivo e monumental, o azulejo é considerado hoje como uma das produções mais originais da cultura portuguesa, onde se dá a conhecer, como num extenso livro ilustrado de grandeza riqueza cromática, não só  a história, mas também a mentalidade e o gosto de cada época.

A Vila Beatriz, em Ermesinde, possui também um parque emblemático que inclui uma área de jardim com espécies arbóreas variadas e interessantes, uma área relvada também com árvores e um parque infantil.

No edifício principal do parque funcionam os serviços do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental e do Pólo de leitura de Ermesinde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here