Início Regressar às Origens Uma relíquia: Aveiro antiga

Uma relíquia: Aveiro antiga

Aveiro antiga retratada em fotos da Freguesia da Vera Cruz (algumas inéditas), pertença do espólio de António José Campos Graça.

0
Aveiro antiga
Uma relíquia: Aveiro antiga

Uma relíquia: Aveiro antiga

Aveiro antiga retratada em fotos da Freguesia da Vera Cruz (algumas inéditas), pertença do espólio de António José Campos Graça.

Nascido na rua da Sé, em 23 de Novembro de 1903, filho de Manuel Rodrigues Dilalma Graça, sapateiro, e de Maria Bárbara, logo começou a ajudar o pai naquele ofício, quando acabou para ele o caminho da escola. Por amor ao Desenho, frequentou, mais tarde, as aulas do mestre Francisco da Silva Rocha, de quem foi grande admirador, concluindo o curso de Desenho com boa classificação, embora o tempo lhe não permitisse horas livres para dar reais provas dessa sua natural inclinação.

De resto, desde 1959, ano em que o Sr. Graça fez uma extraordinária exposição integrada nas festas do Milenário de Aveiro no Teatro Aveirense, muitas outras se têm sucedido: nos Galitos, no Museu, no Salão Cultural da Câmara, em escolas… mas não chega!

Para além das exposições, o material volta catalogado para as caixas, para os embrulhos, para os armários, guardado religiosamente em sua casa, na rua Capitão Sousa Pizarro (antiga rua da Sé). E o homem simples que se pode orgulhar de ter mostrado Aveiro — «Como era e como eu vi a minha terra» (em 1959, era este o título da exposição no Teatro Aveirense) — também rapidamente, com toda a facilidade, nos mostra o Aveiro de hoje, para que amanhã se possa ver a nossa terra como ela era.

Afinal, um enorme potencial de documentação, que se não pode perder pelo grande interesse histórico e para o qual os responsáveis devem estar atentos.

Enxerto de um texto de autoria de: AMARO NEVES – 1980

O acervo fotográfico de António Campos Graça, constituído por cerca de 15 mil fotografias, milhares das quais de relevante interesse para a história recente de Aveiro, está a ser inventariado, catalogado e digitalizado pelo seu filho, António José Campos Graça.

Vídeo de: José Manuel Lopes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.