Início Curiosidades Uma “caneta” que pode revolucionar as cirurgias do cancro

Uma “caneta” que pode revolucionar as cirurgias do cancro

Em dez segundos, este dispositivo é capaz de detetar células cancerígenas. Pode ser uma ferramenta revolucionária para o cirurgião não retirar tecidos a mais, nem a menos.

437
0
PARTILHE

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

Uma “caneta” que pode revolucionar as cirurgias do cancro Vídeo de: Observador

Uma “caneta” que pode revolucionar as cirurgias do cancro

Investigadores da Universidade do Texas, nos EUA, criaram um dispositivo que pode significar uma pequena revolução nas cirurgias e no tratamento do cancro. O aparelho, que tem a forma de uma caneta, é capaz de detetar, em meros segundos, células cancerígenas no corpo do doente — o que poderá ser especialmente útil durante as cirurgias para a retirada de tumores.

“Se falarmos com doentes de cancro após a cirurgia, uma das coisas que dizem de imediato é que esperam que o médico-cirurgião tenha conseguido retirar todo o tecido cancerígeno”, afirma Livia Schiavinato Eberlin, uma das impulsionadoras do estudo, citada pela Sky News. “Quando se constata que não foi possível retirar todo o tecido cancerígeno, isso é algo que nos quebra o coração”, acrescenta.

Nas situações em que permanecem células cancerígenas, torna-se mais provável que haja uma nova disseminação, mas retirar demasiado tecido — incluindo saudável — também não é desejável. Com este dispositivo, chamado MasSpec, o objetivo é remover as células cancerígenas “até ao último vestígio”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here