Início Curiosidades Submarino alemão afundou 4 navios em Sagres

Submarino alemão afundou 4 navios em Sagres

Há cem anos, em plena Primeira Grande Guerra, o submarino alemão U-35 afundou quatro navios ao largo de Sagres.

659
0
PARTILHE
Submarino alemão
Submarino alemão

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

Submarino alemão afundou 4 navios em Sagres Vídeo de: MixYouTube – Portugal

O submarino SM U-35, da Marinha Imperial Alemã

Há cem anos, em plena Primeira Grande Guerra, o submarino alemão U-35 afundou quatro navios ao largo de Sagres.

No dia 24 de Abril de 1917, o submarino SM U-35, da Marinha Imperial Alemã, afundou quatro navios ao serviço das forças aliadas, dois noruegueses, um dinamarquês e um italiano, ao largo do Algarve, entre Lagos e Sagres. Isso prova que não foi só em África e França que Portugal participou na I Guerra Mundial.

Este é um episódio ainda pouco conhecido, cujos contornos estão a ser desvendados, desde 2014, por uma equipa de investigadores coordenada pelo comandante Augusto Salgado e pelo historiador Jorge Russo, que está a analisar os destroços deixados pelos ataques, no fundo do mar algarvio.

Naquele dia de 1917, em plena I Guerra Mundial, o submarino alemão afundou os cargueiros a vapor SS Torvore (norueguês), os navios SS Nordsoen (dinamarquês) e SS Vilhelm Krag (norueguês) e o veleiro italiano Bienaimé Prof. Luigi.

A capitanear a embarcação germânica estava o comandante Lothar von Arnauld de la Perière (1886-1941), conhecido como “o às dos ases” e que poderá ser o responsável pelo maior volume de afundamentos realizados até hoje por submarinos, em toneladas. Só este submarino terá sido responsável por pôr no fundo do mar 20 vapores e três veleiros, de acordo com os registos existentes.

Mas não se pense que se tratava de um sanguinário comandante. Lothar von Arnauld de la Perière era conhecido como um gentleman, que dava tempo às tripulações dos navios de se porem a salvo, abandonando as embarcações antes de as afundar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here