Início Regressar às Origens Senhora da Agonia VIANA do CASTELO

Senhora da Agonia VIANA do CASTELO

A cidade enche-se de milhares de pessoas que assistem à veneração à Senhora da Agonia, invocada pelos pescadores para que o mar lhes seja mais favorável.

1429
0
PARTILHE

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

Senhora da Agonia VIANA do CASTELO Vídeo de: Fer Nando

Festas da Senhora da Agonia

A Romaria da Senhora da Agonia que se realiza a 17 de Agosto em Viana do Castelo, é uma festa onde o profano se alia ao sagrado, unindo as freguesias do concelho.

Considerada a “verdadeira festa” que une as 40 freguesias, através de várias iniciativas culturais, com especial destaque para desfiles e cortejos, como o desfile das Mordomas e a Festa do Traje.

Também os eventos culturais e religiosos, os concertos e espetáculos musicais, como o Festival de Concertinas e Cantares ao Desafio e o Encontro de Bandas Filarmónicas do concelho de Viana do Castelo, os espetáculos com fogo de artifício, as atuações de Gigantones e Cabeçudos, a realização de uma Regata de Remo, entre outras tantas atividades contribuem para que esta Romaria atraia milhares de pessoas a Viana.

A Romaria em honra de Nossa Senhora da Agonia nasce, em 1772, pela devoção dos homens do mar que pediam proteção à padroeira. A festa foi crescendo e combina hoje a devoção, a história e a riqueza etnográfica naquela que acabou por se afirmar como “A Romaria das Romarias de Portugal”, atraindo anualmente cerca de um milhão de visitantes à cidade.

Data de Início: 17 Agosto 2017

Data de fim: 20 Agosto 2017

Mais vistos da semana

Mais recentes

DEIXE UMA RESPOSTA