Início Monumentos Senhora da Abadia, um tesouro à sua espera

Senhora da Abadia, um tesouro à sua espera

Precioso, o Santuário da Senhora da Abadia, em Santa Maria de Bouro, tem as mais remotas origens, reportando-se aos primeiros tempos do cristianismo.

612
0
PARTILHE
Senhora da Abadia
Senhora da Abadia

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

Senhora da Abadia, um tesouro à sua espera Vídeo de: Fer Nando

Senhora da Abadia, um tesouro à sua espera

Bem no norte de Portugal, encontra-se um pequeno tesouro à espera da sua visita. Situado numa encosta, ainda no concelho de Amares, o santuário mariano do séc XVIII dá nas vistas pela imponente fachada e pelo seu estado de conservação.

No interior, destacam-se os diversos altares nas naves laterais, juntamente com o altar principal, que impressiona pela sua grandiosidade, pela beleza da sua talha dourada e pelo órgão setecentista.

Senhora da AbadiaCá fora é o cenário natural que deslumbra quem visita o santuário. Como é normal no Gerês, o local é rodeado de vasta vegetação, com destaque para os plátanos de grandes dimensões no terreiro que dá acesso ao adro. Os sons da natureza ajudam a compor o cenário, com o ribeiro a escorregar pela serra, num agradável ruído que interrompe por momentos o silêncio religioso deste espaço de oração e lazer.

O Santuário de Nossa Senhora da Abadia foi construído no local onde fora encontrada uma imagem da Virgem Maria, que ali havia sido escondida durante a invasão árabe. O local está hoje assinalado com uma gruta, mandada construir em homenagem a essa descoberta feita por Frei Lourenço e Paio Amado, que diziam ter sido ali atraídos por uma luz misteriosa.

Os relatos da época indicam que a imagem da Virgem Maria faria parte do Mosteiro das Montanhas, que terá sido construído por volta do ano 883, mas do qual não existem vestígios. A descoberta da imagem terá levado igualmente à criação do Mosteiro de Santa Maria do Bouro, situado a 4 quilómetros do santuário e que atualmente funciona como pousada.

O templo é palco de diversas festividades, incluindo a peregrinação do concelho (que se realiza no último domingo de Maio) e a romaria anual de 15 de Agosto, dia de Assunção de Nossa Senhora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here