Início Monumentos Sé do Porto, o monumento mais antigo da cidade

Sé do Porto, o monumento mais antigo da cidade

Um dos lugares mais visitados pelos turistas, a Sé do Porto, situada no coração do centro histórico da cidade, é um dos principais e mais antigos monumentos de Portugal!

1645
0
PARTILHE

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

Sé do Porto, o monumento mais antigo da cidade Vídeo de: pedrodoporto

Sé do Porto

Começou a ser edificada na primeira metade do século XII, e prolongou-se até ao princípio do século XIII. Esse primeiro edifício, em estilo românico, sofreu muitas alterações ao longo dos séculos. Da época românica datam o caráter geral da fachada com as torres e a bela rosácea, além do corpo da igreja de três naves coberto por abóbada de canhão.

Na época gótica, cerca do ano de 1333, construiu-se a capela funerária de João Gordo, cavaleiro da Ordem dos Hospitalários e colaborador de D. Dinis, sepultado em um túmulo com jacente. Também da época gótica data o claustro (séc XIV-XV), construído no reinado de D. João I.

Este rei casou-se com D. Filipa de Lencastre na do Porto em 1387. O exterior da Sé foi muito modificado na época barroca. Cerca de 1736, o arquitecto italiano Nicolau Nasoni adicionou uma bela galilé barroca à fachada lateral da Sé. Ainda nesta área esquerda é especialmente notável a imagem medieval de Nossa Senhora de Vandoma, (padroeira da cidade).

As pinturas murais da capela-mor são de Nasoni.

Mais vistos da semana

Mais recentes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here