Início Viagens e Lugares São Bento da Porta Aberta, Gerês

São Bento da Porta Aberta, Gerês

O santuário de São Bento da Porta Aberta é o segundo maior santuário português e atrai anualmente centenas de milhares de peregrinos.

0
São Bento da Porta Aberta
São Bento da Porta Aberta, Gerês

São Bento da Porta Aberta, Gerês

Entre as montanhas do Gerês, local da mais próspera e faustosa fauna e flora em Portugal, e da águas abundantes da Caniçada, ergue-se um dos maiores fenómenos religiosos de Portugal. O santuário de São Bento da Porta Aberta é o segundo maior santuário português e atrai anualmente centenas de milhares de peregrinos.

Depois de Fátima, lidera as estatísticas, mesmo não gozando de uma situação geográfica favorável, nem ser beneficiado por grandes vias de comunicação. Plantado no coração do Minho, é lugar preferencial de culto ao fundador dos beneditinos.

O Santuário de São Bento da Porta Aberta é um santuário católico português, localizado na freguesia de Rio Caldo, em Terras de Bouro. Teve a sua origem em 1615, com a construção de uma pequena ermida. O atual santuário é do final do século XIX. Iniciou-se a sua reconstrução em 1880 e concluiu-se em 1895.

A designação de São Bento da Porta Aberta deve-se ao facto de a ermida ter sempre as suas portas abertas, servindo de abrigo aos viajantes. O santuário foi elevado a basílica menor pelo Papa Francisco a 21 de março de 2015 em comemoração dos seus 400 anos de existência.

A Irmandade de São Bento da Porta Aberta tem em preparação uma candidatura ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. O santuário tem como padroeiro São Bento de Núrsia.

Vídeo de: Portugal Tourism

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.