Início Monumentos Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

É um dos mais importantes Santuários Marianos do mundo! O Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, está localizado na Cova da Iria, em Fátima,

5675
0
Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima
Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima Vídeo de: Portugal Tourism

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

Santuário de Nossa Senhora de Fátima

O Santuário de Fátima é, por excelência, um local de peregrinação, preservando a memória dos acontecimentos que levaram à sua fundação, as aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos em 1917.

Este centro de peregrinações mariano evoca as aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta, ocorridas em 1917 e reconhecidas em 1930. O local era uma propriedade rural chamada Cova da Iria e pertencia aos pais de Lúcia, que a doaram ao santuário. Foi aqui que ocorreu a primeira aparição.

O Santuário inclui a Basílica, o Recinto das Orações, a Capela das Aparições, a Igreja da Santíssima Trindade, a Casa de Retiro de Nossa Senhora das Dores, a Casa de Retiro de Nossa Senhora do Carmo e o Centro Pastoral Paulo VI.

A Basílica foi construída segundo um projecto do holandês Gerard van Kriechen, executado pelo arquitecto João Antunes. A primeira pedra foi benzida em 1928, mas a igreja foi consagrada apenas em 1954, ano em que lhe foi concedido o título de Basílica pelo Papa Pio XII.

Os estilos arquitectónico e decorativo são muito simples. No interior, encontramos 14 altares laterais dedicadas aos mistérios do Rosário. Os vitrais e as pinturas no corpo da igreja são da autoria de João de Sousa Araújo, datam de 1967 e representam cenas alusivas à vida de Nossa Senhora, às Aparições e à Mensagem de Fátima. Os da capela-mor, representando os Evangelistas, a Aparição do Anjo e cenas de Peregrinação foram criados pela sociedade madrilena Maumejean y Hijos. No lado direito do transepto, do Evangelho, está o túmulo de Francisco, falecido em 1919. Do lado esquerdo, da Epístola, vê-se o túmulo de Jacinta, falecida em 1920 e ao lado, está o túmulo da Irmã Lúcia, que faleceu em 2005.

Destaque ainda para o orgão de fabrico italiano, datado de 1952, constituído por 152 registos e cerca de 12.000 tubos.

A sua magnitude e relevância do ponto de vista religioso é consensualmente reconhecida, nacional e internacionalmente. Por vontade expressa da Sé Apostólica, este é um Santuário Nacional. É também um dos mais importantes santuários marianos do mundo pertencentes à Igreja Católica e de maior destino internacional de turismo religioso, recebendo cerca de seis milhões de visitantes por ano.
_

Mais vistos da semana

Mais recentes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.