Início Curiosidades Presidente Marcelo procura Primeira Dama

Presidente Marcelo procura Primeira Dama

Marcelo Rebelo de Sousa teve muitos amores e um casamento falhado. Foi um aluno brilhante, professor catedrático, comentador televisivo, político e hoje é chefe de Estado.

8593
0
PARTILHE

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

Presidente Marcelo procura Primeira Dama Vídeo de: Marcelo Dubs

Marcelo Rebelo de Sousa

Aluno brilhante, professor catedrático, comentador televisivo, político, Marcelo Rebelo de Sousa chega a chefe de Estado.

Passou a infância nos corredores do poder. Foi um menino precoce, um aluno brilhante. Mas nunca perdeu o sentido de humor e a tentação de pregar partidas que os amigos classificam como ‘marcelices’. Contraditório, excêntrico, esteve no centro da vida política portuguesa quase desde que nasceu. Está agora perante o maior desafio da sua vida: o de cumprir o destino para que a mãe achava que estava destinado, chegando ao mais alto cargo da Nação.

MARCELO REBELO DE SOUSA: MUITOS AMORES E UM CASAMENTO FALHADO
De natureza apaixonada, Marcelo teve a primeira namorada aos 12 anos. Isabel Coelho Alves, neta do médico Eduardo Coelho. Seguiram-se-lhe diversas paixonetas: Ana Zanatti, Maria do Carmo Viana, Isabel Matos Dias, Fátima Sacadura Cabral e Teresa Beleza.

Mas a mulher que o levou ao altar a 22 de Julho de 1972, em São Miguel de Machede, no Alentejo, foi Ana Cristina Motta Veiga, de quem teria dois filhos, Nuno, de 42 anos, e Sofia, de 39. O casamento acabou ao fim de cerca de oito anos mas, citando a biografia do jornalista Vítor Matos publicada por A Esfera dos Livros, Marcelo nunca quis divorciar-se por ser um católico convicto: “A separação judicial de pessoas e bens é declarada no dia 2 de Dezembro de 1980.

Em 1983, a questão há de colocar-se assim: ou há condições para refazer a relação conjugal ou então converte-se automaticamente em divórcio. Apesar de nessa época já namorar com Rita Amaral Cabral – com quem não se casa –, Marcelo diz ao juiz que sim, está disposto a refazer a vida conjugal com Cristina. Cristina não quis reconciliar-se e o professor ficou livre para continuar o seu romance com a advogada da Amaral Cabral & Associados. É com Rita que mantém, até aos dias de hoje, uma relação de entendimento e admiração mútuos. Não moram juntos, nem a advogada vai assumir o papel de primeira-dama, mas é nela que Marcelo mais confia.

E tem sido ela que tem estado a seu lado em alguns momentos mais dramáticos. Foi inclusivamente Rita que deu ao ex-comentador da TVI a notícia de que o pai sofrera um ataque de coração fatal. Baltazar morreu a 1 de Dezembro de 2002, aos 81 anos. A viúva, Maria das Neves, nunca mais recuperou desta perda e deixou até de prestar atenção à sua saúde e aos exames médicos que tinha de fazer devido a um problema oncológico que descobrira nove anos antes. Acabou por morrer a 7 de Março do ano seguinte e nesta altura Marcelo foi-se abaixo. Ficava sem a mulher da sua vida.

Hoje, muito ligado aos dois filhos, o que mais lhe custa é a distância que o separa dos netos, filhos de Nuno e de Rita Sousa Coutinho, que vivem no Brasil: Francisco, de 12 anos, Maria Teresa, de dez, Maria Madalena, de oito, Maria Luísa, de sete, e Maria Eduarda, de dois.

Mais vistos da semana

Mais recentes

DEIXE UMA RESPOSTA