Início Natureza Portinho da Arrábida é um PARAÍSO

Portinho da Arrábida é um PARAÍSO

O Portinho da Arrábida é um paraíso e é uma das mais belas praias portuguesas, com águas cristalinas, contrastando com a luxuriante vegetação da Arrábida.

0
Portinho da Arrábida é um PARAÍSO
Portinho da Arrábida é um PARAÍSO

Portinho da Arrábida é um PARAÍSO

O Portinho da Arrábida é um paraíso e é uma das mais belas praias portuguesas, com águas cristalinas, contrastando com a luxuriante vegetação da Arrábida.

Vídeo de: Portugal visto do Ceu

Portinho da Arrábida

É um verdadeiro paraíso à beira-mar plantado. A 14 quilómetros de Setúbal, o Portinho da Arrábida é uma baía magnífica e foi declarada como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, na categoria de Praia e Falésias. A praia é de uma beleza incomparável, com a areia branca e fina e as águas transparentes e luminosas a contrastar com a imponente austeridade da serra da Arrábida.

O Portinho da Arrábida, pequena aldeia pertencente à freguesia de São Lourenço, concelho e distrito de Setúbal, é conhecido pela praia adjacente à localidade. Localizada na Serra da Arrábida, tem a Sul o Oceano Atlântico, junto à foz do rio Sado. Um dos acessos, vindo de Setúbal, faz-se por terra, pelo coração da serra, através de uma estrada montanhosa, estreita e com um pavimento algo irregular. A dificuldade do caminho é, porém, compensada pela beleza das paisagens que acompanham o percurso.

Chegados ao sopé da serra, deparamo-nos então com a praia do Portinho da Arrábida, considerada uma das mais bonitas de toda a costa portuguesa. Em frente, encontra o Parque Marinho Professor Luís Saldanha, o qual apresenta uma área com elevadíssima biodiversidade, conhecendo-se mais de mil espécies de fauna e flora marinhas, e cuja riqueza não tem igual, tanto a nível nacional como europeu. De salientar ainda a célebre Pedra da Anixa, um afloramento rochoso, a cerca de 100 metros da praia, conhecida por ser uma reserva zoológica do Parque Natural da Arrábida e por ser um local de caça submarina.

A não perder:

Setúbal
Inserida na denominada Costa Azul, esta cidade é considerada uma importante zona portuária e de comércio, sendo a sua principal actividade a pesca. Situada sobre o Rio Sado, Setúbal oferece aos seus visitantes o melhor e mais fresco peixe e marisco. De salientar o centro histórico, o qual se encontra muito bem cuidado. Na cidade destacam-se também a enorme quantidade de bairros, zonas onde vivia grande parte da comunidade de pescadores. Aqui nasceram grandes nomes do campo artístico português, como é o caso da cantora lírica Luísa Todi e do poeta Bocage.

Parque Natural da Serra da Arrábida
Com uma extensão de mais de dez mil hectares, possui uma constituição calcária que, juntamente com a sua formação milenar, faz deste local um exemplar único da vegetação mediterrânica primitiva. Tendo em conta o tipo de solo e o clima ameno, o Parque Natural da Serra da Arrábida é o ideal para a continuidade de algumas espécies arbustivas. Destaque, claro, para a imponente paisagem, onde a serra se debruça sobre o oceano.

Praia da Figueirinha
Se é apreciador de praia, não pode perder esta, considerada uma das mais bonitas de Setúbal. O mar calmo, ideal para nadar, o longo banco de areia que emerge durante a maré baixa e a beleza da paisagem envolvente tornam este local bastante concorrido durante a época estival. Destaque ainda para o facto de oferecer excelentes condições para a observação de espécies marinhas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.