Início Curiosidades Ponte de Lima no Guinness com 897 concertinas

Ponte de Lima no Guinness com 897 concertinas

Ponte de Lima no Guinness World Records, ao juntar 897 tocadores de concertina na abertura das Feiras Novas, festas daquele concelho do Alto Minho.

4000
0
PARTILHE
Ponte de Lima no Guinness com 897 concertinas
Ponte de Lima no Guinness com 897 concertinas

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

Ponte de Lima no Guinness com 897 concertinas Vídeo de: Tiago Vieira Photo Productions

Ponte de Lima no Guinness na abertura das Feiras Novas

Ponte de Lima entrou esta quarta-feira, 6 de Setembro de 2017, para o Guinness, ao juntar 897 tocadores de concertina.

Na abertura das Feiras Novas, festas daquele concelho do Alto Minho, o recorde foi batido ao som da música “Ó Linda Rosinha”.

O anterior recorde inscrito no Guinness World Records pertencia a Vila Verde e remonta a 2005, quando, na Festa das Colheitas, tocaram juntos 625 tocadores.

Em 2015, Caminha tentou bater esse registo, mas sem sucesso. Reuniu na altura apenas cerca de 200 concertinas.

Feiras Novas

No segundo fim de semana de setembro, quando o sol quente do verão se prepara para a despedida, Ponte de Lima engalana-se para as suas festas maiores – as Feiras Novas.

Celebradas desde 1826, por provisão régia de D. Pedro IV e em honra de Nossa Senhora das Dores, as Feiras Novas oferecem aos limianos e aos milhares de forasteiros que nos visitam, três dias e outras tantas noites de cor, alegria, folia e ritmo. Para além da música, folclore e fogo de artifício, há ainda espaço para concursos pecuários, corridas de garranos, cortejos etnográfico e histórico, bandas de música, gigantones e cabeçudos, grupos de bombos e para a procissão que encerra o ciclo das romarias do Alto Minho.

Mas é o povo com a sua alegria e espontaneidade, a sua forma de fazer e estar na festa, as rusgas e os cantares ao desafio, o folclore em qualquer canto da vila que transforma as Feiras Novas num momento único e na romaria que é considerada o “maior congresso ao vivo da cultura popular em Portugal”.

Em 2017, as Feiras Novas realizam-se de 6 a 12 de setembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here