Início Música Os Vocalistas GRÂNDOLA VILA MORENA

Os Vocalistas GRÂNDOLA VILA MORENA

Os Vocalistas, da Vidigueira, são o grupo cujo maior objetivo é divulgar o cante alentejano. E estão na final do programa A CAPPELA, da RTP.

957
0
PARTILHE

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

Os Vocalistas GRÂNDOLA VILA MORENA Vídeo de: Os Vocalistas

OS VOCALISTAS

Diretamente da Vidigueira chegam o José Emídio, o Bernardo Emídio, o Luís Filipe Reis, o Luís Trigacheiro e o Rúben Lameira. Juntos formam Os Vocalistas, o grupo cujo maior objetivo é divulgar o cante alentejano.

Os Vocalistas são um projeto alentejano recente, têm cerca de ano e meio, e pretende abraçar vários géneros musicais, sempre com o Cante Alentejano na alma e com a preocupação que isso transpareça facilmente.

O grupo é composto por cinco elementos e conta com, o já conhecido dos meandros musicais, José Emídio de 53 anos, um dos fundadores do grupo “Adiafa” e o mentor deste projeto. Os restantes membros são o Luís Trigacheiro de 20 anos, natural de Alvito, Bernardo Emídio de 22 anos, residente em Santa Clara do Louredo, Luís Filipe Reis de 25 anos, e que vive em Beja, tal como Ruben Lameira, de 24 anos; todos músicos.

Os Vocalistas contam no seu repertório com vários êxitos portugueses que são cantados à capella, a cinco vozes, tendo em alguns temas a companhia de um dos cordofones portugueses, a Viola Campaniça, típica do Baixo Alentejo.

Sendo um grupo polivalente no que toca ao género de músicas que cantam, a raiz é apenas e só uma: o Cante Alentejano, ou seja, até os sucessos da música nacional são “alentejanados” tornando-se, apesar de conhecidos e reconhecidos, algo invulgares.

As maiores inspirações são os Take Six, Manhattan Transfer e Bobby Mcferrin.

A CAPPELA

Voz nua, o coro, sem instrumentos… A Capella! Vamos encontrar o melhor grupo vocal de Portugal!

Será, realmente, a voz humana o maior instrumento à face da Terra? A RTP está à procura do melhor grupo vocal em Portugal.

Cantar ´a capella´ é o equivalente musical a tirar a roupa em público. Sem instrumentos musicais para funcionarem como guia e esconderem alguma imperfeição, esta é a mais dura prova vocal de destreza, criatividade, técnica e engenho.

Ao longo de 8 semanas e conduzidos pelo maestro Rui Massena, vamos ver brilhar 8 talentosos grupos do nosso país – selecionados num abrangente casting nacional – em que as suas capacidades de cantar e encantar o público vão ser postas à prova com recurso apenas a um instrumento: a sua voz.

Como prémio final, a conquista do título de melhor grupo vocal português, a edição de um CD, tudo isto, aliado ao reconhecimento televisivo.

Através de vozes realmente mágicas assistiremos a verdadeiros concertos pop e rock de temas bem conhecidos, interpretados de uma forma nunca antes vista: sem instrumentos e apenas com a voz. Em todas as atuações, além da voz, também a coreografia, o guarda-roupa e a imagem serão avaliados.

O júri do programa é composto por Paula Oliveira, Simone de Oliveira e Júlio Isidro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here