Início Talentos O FADO chegou à patinagem artística no gelo

O FADO chegou à patinagem artística no gelo

Carminho e o Fado chegam à patinagem artística no gelo, através da exibição de Margarita e Povilas (casal lituano). Vale bem a pena ver e ouvir esta combinação perfeita!

40245
1

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

O FADO chegou à patinagem artística no gelo Vídeo de: GutsuFan

Fado, música do mundo

Um xaile, uma guitarra portuguesa, uma voz e muito sentimento. Símbolo reconhecido de Portugal, esta simples imagem pode descrever o Fado, uma música do mundo que é portuguesa.

Na sua essência, canta o sentimento, os desgostos de amor, a saudade de alguém que partiu, o quotidiano e as conquistas. Afinal, os encontros e desencontros da vida são um tema infinito de inspiração.

Dizem que o fado é o fado, que vem de dentro da alma portuguesa e não há divisões a fazer. Mesmo assim, há quem arrisque a distinguir entre profissional e amador. O primeiro é cantado por quem faz da voz a sua forma de vida. O segundo, também conhecido como vadio, tem outras características, embora a natureza saudosista seja a mesma. A reaparecer nos bairros populares de Lisboa, o fadista nunca é convidado… convida-se a si próprio e não tem repertório estabelecido. Em Coimbra, o fado tem características particulares e é cantado pelos estudantes.

Amália Rodrigues foi a mais carismática das fadistas e quem internacionalizou o fado levando-o às grandes salas europeias.

Em 2011, o Fado enquanto canção urbana de Lisboa, símbolo identitário da cidade e do país, foi classificado pela UNESCO como Património da Humanidade.

Para saber todos os pormenores, o melhor é visitarmos o Museu do Fado, situado em Alfama, um dos bairros históricos de Lisboa. A partir de um vasto espólio, fruto de centenas de doações, podemos conhecer a história do fado desde o primeiro quartel do século XIX até à atualidade.

Também em Lisboa, perto da Madragoa, fica a Casa onde Amália viveu, hoje transformado em museu. Foi a mais carismática das fadistas e quem internacionalizou o fado levando-o às grandes salas europeias. Com grande presença em cena e natural noção do espetáculo, a ela devemos a imagem do clássico vestido preto com xaile.
_

Mais vistos da semana

Mais recentes

1 COMENTÁRIO

  1. Eu sou um amante de fado e achei esso estupendamente maravilhoso.O sentimento que o fado transmite foi aqui muito bem representado. Aqui vai um grande abraço fortíssimo para os artistas que represetaram esta milodia sentimental e emenssos beijos pela a cantora deste fado. Que este envento acorra mais vezes foi fenómenal.
    João Paris
    Desde de Hollanda

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.