Início Regressar às Origens Mértola, ainda há lugares assim

Mértola, ainda há lugares assim

Ao lado do Guadiana, a vila de Mértola oferece o encanto do casario branco no socalco das ruas adornadas de laranjeiras e iluminadas pela luz intensa do sol.

1543
0
PARTILHE

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

Mértola, ainda há lugares assim Vídeo de: From Portugal

Mértola, ainda há lugares assim

Sobranceira ao rio Guadiana, a vila de Mértola oferece ao visitante o encanto do seu casario branco disposto no socalco das ruas adornadas de laranjeiras e iluminadas pela luz intensa do sol.

O povoado circundado pela velha muralha é marcado pela herança cultural de vários povos que aqui se cruzaram e lhe conferem, hoje, o rótulo de vila museu.

Mértola, onde as cegonhas vêm fazer ninho e o gracioso casario branco se debruça sobre o Guadiana. Ter sido cidade romana, capital de um reino árabe, primeira sede da Ordem de Santiago são credenciais da sua importância na História.

E sendo o porto mais a norte do Guadiana, a grande estrada do sul, levou até ao mar os pesados minérios da região. Por isso Mértola guarda dos Romanos, Suevos, Árabes e dos Portugueses, que a tomaram em 1268, valiosos tesouros guardados em diversos núcleos museológicos.

Depois de um tempo de esquecimento, a vila revitalizou-se graças à intervenção de arqueólogos que não só criaram um conceito inovador de museu aberto, como nele integraram a recuperação de artes tradicionais.

No seu passeio pelo traçado irregular das ruas, intacto na sua expressão medieval, vá folheando páginas desta História. Na Câmara Municipal, a Myrtlis romana; na Torre de Menagem do Castelo (com vista fabulosa sobre as margens do rio), a época pré-islâmica; no Museu Islâmico, um velho sonho dos arqueólogos realizado numa das colecções mais importantes do mundo; numa antiga igreja, uma colecção de arte sacra.

Na igreja matriz, os arcos em ferradura e o mihrâb que foram da mesquita, o portal renascentista e as torres cilíndricas do templo cristão são uma obra-prima de história de arquitectura e de adaptação de um mesmo lugar a fés diferentes.

Não deixe de visitar os artífices das oficinas para conhecer genuínas artes tradicionais. E de provar a saborosa comida alentejana, com os olhos postos no rio.

As razões para uma visita e estadia são muitas. O concelho revela-se, hoje, um daqueles lugares de tradição aconchego e tranquilidade onde apetece ficar e desfrutar! Seja Bem-Vindo a Mértola!

Mais vistos da semana

Mais recentes

DEIXE UMA RESPOSTA