Início Monumentos Magnífico Santuário do Sameiro (Ultra Alta Definição)

Magnífico Santuário do Sameiro (Ultra Alta Definição)

Voando sobre o Santuário do Sameiro, com a cidade de Braga a seus pés e uma vista deslumbrante!

3723
0
Magnífico Santuário do Sameiro (Ultra Alta Definição)
Magnífico Santuário do Sameiro (Ultra Alta Definição)

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

Magnífico Santuário do Sameiro (Ultra Alta Definição) Vídeo de: Luis Costa

Santuário do Sameiro

O Santuário do Sameiro é o segundo maior centro de devoção mariano em Portugal.

O Santuário de Nossa Senhora do Sameiro está localizado em Braga, na freguesia de Espinho. A sua história remonta a 14 de Junho de 1863 quando o Padre Martinho António Pereira da Silva iniciou a sua construção.

O monumental Santuário do Sameiro, de estilo neoclássico, teve origem quando em 1863, o padre bracarense Martinho da Silva teve a iniciativa de “lançar” a primeira pedra no cimo do monte para a construção de um pedestal para colocar uma estátua de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, por quem tinha grande devoção.

Contudo, à medida que a afluência de peregrinos ia aumentando, tornou-se necessária a construção de algo mais eloquente do que o pedestal existente. Assim, em 1870, ergueu-se uma capela no local com 30m de comprimento e 18 de largura. Porém, rapidamente essa capela se revelou desajustada para a grande quantidade de pessoas que a visitavam e, por essa razão, em 1890, iniciou-se a construção da atual Basílica.

As obras prolongaram-se por vários anos e só terminaram em 1953. Contudo, nos anos 70, houve a necessidade de aumentar o espaço, e construiu-se uma Cripta no subsolo.

Local de grandes peregrinações, só no ano de 1954 o Santuário do Sameiro recebeu 1 milhão de visitantes. Além disso, distinguido por vários Papas, em 1982, acolheu a visita de João Paulo II. Essa visita foi tão importante que, atualmente, uma estátua perto do local assinala a data desse encontro.

S. Pio X coroou oficialmente a imagem de Nossa Senhora da Conceição a 12 de Junho, data fixada para a comemoração litúrgica da Senhora do Sameiro. Além desta, no primeiro domingo de Junho, realiza-se a grande peregrinação anual da Arquidiocese de Braga. Em Agosto, no terceiro domingo, acontece a peregrinação estatutária, que se inicia num outro grande ponto da cidade e próximo do Santuário, o Bom Jesus do Monte.

O Sameiro ocupa um lugar de destaque em todo o panorama religioso nacional e europeu e é, logo a seguir a Fátima, o segundo maior local português de devoção Mariana.

Também poderá gostar: Encantador Santuário de Nossa Senhora da Graça!

Mais vistos da semana

Mais recentes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.