Início Monumentos Magnífico Santuário do Sameiro (Ultra Alta Definição)

Magnífico Santuário do Sameiro (Ultra Alta Definição)

Voando sobre o Santuário do Sameiro, com a cidade de Braga a seus pés e uma vista deslumbrante!

3373
0
PARTILHE
Magnífico Santuário do Sameiro (Ultra Alta Definição)
Magnífico Santuário do Sameiro (Ultra Alta Definição)

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

Magnífico Santuário do Sameiro (Ultra Alta Definição) Vídeo de: Luis Costa

Santuário do Sameiro

O Santuário do Sameiro é o segundo maior centro de devoção mariano em Portugal.

O Santuário de Nossa Senhora do Sameiro está localizado em Braga, na freguesia de Espinho. A sua história remonta a 14 de Junho de 1863 quando o Padre Martinho António Pereira da Silva iniciou a sua construção.

O monumental Santuário do Sameiro, de estilo neoclássico, teve origem quando em 1863, o padre bracarense Martinho da Silva teve a iniciativa de “lançar” a primeira pedra no cimo do monte para a construção de um pedestal para colocar uma estátua de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, por quem tinha grande devoção.

Contudo, à medida que a afluência de peregrinos ia aumentando, tornou-se necessária a construção de algo mais eloquente do que o pedestal existente. Assim, em 1870, ergueu-se uma capela no local com 30m de comprimento e 18 de largura. Porém, rapidamente essa capela se revelou desajustada para a grande quantidade de pessoas que a visitavam e, por essa razão, em 1890, iniciou-se a construção da atual Basílica.

As obras prolongaram-se por vários anos e só terminaram em 1953. Contudo, nos anos 70, houve a necessidade de aumentar o espaço, e construiu-se uma Cripta no subsolo.

Local de grandes peregrinações, só no ano de 1954 o Santuário do Sameiro recebeu 1 milhão de visitantes. Além disso, distinguido por vários Papas, em 1982, acolheu a visita de João Paulo II. Essa visita foi tão importante que, atualmente, uma estátua perto do local assinala a data desse encontro.

S. Pio X coroou oficialmente a imagem de Nossa Senhora da Conceição a 12 de Junho, data fixada para a comemoração litúrgica da Senhora do Sameiro. Além desta, no primeiro domingo de Junho, realiza-se a grande peregrinação anual da Arquidiocese de Braga. Em Agosto, no terceiro domingo, acontece a peregrinação estatutária, que se inicia num outro grande ponto da cidade e próximo do Santuário, o Bom Jesus do Monte.

O Sameiro ocupa um lugar de destaque em todo o panorama religioso nacional e europeu e é, logo a seguir a Fátima, o segundo maior local português de devoção Mariana.

Também poderá gostar: Encantador Santuário de Nossa Senhora da Graça!

Mais vistos da semana

Mais recentes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here