MADEIRA: Gigante Piloto da Sata
Piloto lutou contra fortes rajadas de ventos cruzados.
O vídeo mostra o momento em que um avião da companhia aérea SATA ‘luta’ contra fortes rajadas de ventos cruzados para aterrar no Aeroporto Internacional da Madeira – Cristiano Ronaldo, na segunda-feira, dia 9 de abril.
De acordo com o autor do vídeo, Samuel Passos, o aparelho, proveniente dos Açores, foi o único a aterrar na Ilha da Madeira, na segunda-feira.
O aeroporto esteve condicionado durante todo o dia, devido ao vento forte que se fez sentir no arquipélago, levando ao cancelamento de voos e ao desvio de outros oito aviões.
Vídeo de: aviationchannel2010
Madeira
Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo
Quando os ventos se fazem sentir, as aterragens são sempre difíceis naquele que é considerado um dos aeroportos mais perigosos da Europa e até do mundo.
A pista já teve de ser aumentada várias vezes mas, ainda assim, mantém-se invulgarmente curta. As montanhas rochosas mesmo ao lado e o oceano Atlântico ali tão perto também não ajudam e fazem com que o Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo, na Madeira, seja considerado um dos mais perigosos em toda a Europa, até do mundo.
Os desafios de aterrar um avião comercial no Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo são bem conhecidos, havendo mesmo vídeos totalmente dedicados a algumas aterragens difíceis.
O aeroporto da Madeira é um dos mais exigentes para os pilotos durante a aterragem. Aterrar no aeroporto do Funchal é das manobras mais arriscadas, por causa dos ventos cruzados que se fazem sentir muitas vezes nesta zona da ilha.
Os ventos fortes e a turbulência obrigam os pilotos a tentar aterragens com o avião quase de lado. E o perigo não termina quando o aparelho toca na pista.
Os pilotos só podem aterrar na Madeira depois de fazerem uma formação especial.