Início Curiosidades Livraria Lello e Irmão, o Templo da Leitura

Livraria Lello e Irmão, o Templo da Leitura

A Livraria Lello e Irmão, no Porto, é um sonho para os amantes de livros e de design de interiores. É um verdadeiro Templo da Leitura.

282
0
PARTILHE
Livraria Lello e Irmão
Livraria Lello e Irmão

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

Livraria Lello e Irmão, o Templo da Leitura Vídeo de: pedrodoporto

Livraria Lello e Irmão
Porto

A Livraria Lello e Irmão, no Porto, é um sonho para os amantes de livros e de design de interiores. Considerada como a terceira livraria mais bela do mundo pelo The Guardian e pelo Lonely Planet, e uma das mais “cool” pela Time Magazine e CNN, a Livraria Lello foi dedenhada de raíz para vender livros e para servir a Cidade como Templo de Conhecimento.

O atual edifício em que se encontra instalada foi inaugurado em 1906. Distingue-se pela sua belíssima fachada Arte Nova, com apontamentos neogóticos. No seu interior destacam-se a decoração em gesso pintado imitando madeira, a escada de acesso ao piso superior – uma das primeiras construções de cimento armado da cidade do Porto -, e o grande vitral existente no tecto, que ostenta o monograma e a divisa da livraria: “Decus in Labore”.

Uma vez no interior, podemos seguir os carris da vagonete que era usada para facilitar a movimentação dos livros dentro da loja. A icónica escadaria vermelha, ao centro, enquadra quase todas as fotos da Livraria e, diz-se, que foi a inspiração para a livraria Flourish and Blotts e a Grande Escadaria de Hogwarts da Saga Harry Potter de J.K. Rowling.

De quase todos os ângulos é possível fazer fotos fabulosas.

Por todo o lado há livros, desde os mais recentes até a alguns dos primórdios da loja, e aqui e ali, alguns bustos, encimados por baldaquinos góticos, que representam autores famosos como Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco, Antero de Quental, Tomás Ribeiro, Teófilo Braga e Guerra Junqueiro, da autoria de Romão Júnior.

Por mês, milhares de pessoas visitam a Livraria Lello e Irmão. Os proprietários viram-se obrigados a criar um sistema de bilhetes que funciona como desconto em qualquer aquisição. Assim, paga-se 3€ para visitar mas é dedutível, inteiramente, em qualquer compra. Se é um visitante frequente, poderá pedir o Cartão de Amigo, grátis, que lhe permite visitas ilimitadas – para isto necessita de fornecer os seus detalhes pessoais.

Se não visitar o Porto em breve, pode aceder a uma vista de 360º da Lello.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here