Início Acidentes Linda de Suza: Uma Moça Chorava

Linda de Suza: Uma Moça Chorava

Teve sucesso em Portugal e em França para onde emigrou, há 46 anos, com uma mala de cartão e um filho nos braços. Linda de Suza: Uma Moça Chorava.

2825
0
PARTILHE
Linda de Suza: Uma Moça Chorava
Linda de Suza: Uma Moça Chorava

Linda de Suza: Uma Moça Chorava Vídeo de: segrock2008

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

Linda de Suza

A voz de ‘Um Português (Mala de Cartão)’/’Un Portugais’ (Valise en Carton) vendeu milhões de discos e teve imenso sucesso em Portugal e também em França, país para onde emigrou há 46 anos Linda de Suza, com apenas uma mala de cartão e um filho nos braços.
Linda de Suza: Uma Moça Chorava
Em 2010, Linda de Suza viu-se sem dinheiro e com uma pequena reforma, tendo passado dificuldades. A cantora acusou antigos produtores de lhe roubarem a fortuna e de a terem deixado na miséria. No ano passado, relançou a carreira e só agora os portugueses estão a par da vida de ‘L’Etrangère’ (‘A Estrangeira’, nome do disco lançado em 1982).
Linda de Suza: Uma Moça Chorava
O regresso aos palcos surgiu depois de uma ausência de mais de 15 anos. Tem andado em digressão por França e no final de abril atuou em Beirute, no Líbano.
Linda de Suza: Uma Moça Chorava
Também lá cantou os seus maiores êxitos, 40 anos depois de ter lançado ‘Um Português’. Nada mau para alguém nascido em Beringel, Beja, que passou a fronteira ‘a salto’ para França para fugir das “dificuldades económicas e opressivas de um Portugal não-democrático”, conforme a própria descreve, e que viveu na clandestinidade e nos bairros de lata de Paris.
Linda de Suza: Uma Moça Chorava
Esgotou sucessivamente plateias no Olympia de Paris e conquistou milhares de admiradores que atribuíram à sua discografia imensos galardões de ouro e platina. Amada pelos franceses, chegou mesmo a ser chamada Amália de França por uns, ou Linda Portuguesa por outros. O facto é que nunca negou as suas origens, mantendo nas letras das canções a história da sua vida e do seu país natal.
Linda de Suza: Uma Moça Chorava
Atualmente com 69 anos, atua sozinha e diz-se feliz. “Ouvi uma voz masculina que me disse: ‘Nunca te casarás’. E nunca me casei. Não por ser mais feia que outras mulheres, mas também nunca fui pedida em casamento”, contou. A antiga mulher-a-dias não pensa voltar a Portugal, mas recorda-se do “cheiro”. “Está sempre no nosso coração”, disse.
Linda de Suza: Uma Moça Chorava
Em 1984 publicou um livro (romance) biográfico intitulado ‘A Mala de Cartão’ que deu a conhecer ao mundo a sua verdadeira história e que vendeu dois milhões de exemplares. No ano seguinte foi condecorada com a Ordem de D. Afonso Henriques.
Linda de Suza: Uma Moça Chorava
Linda de Suza, que colaborou com o filho Carlo Lança no tema ‘Dis-moi pourquoi’ do disco ‘Qu’est ce que tu sais faire?’, já cantou em 5 línguas: português, francês, alemão, inglês e espanhol. Quase a chegar aos 70 anos, nega o título de estrela e diz que só quer ser “uma pessoa que canta”.
Linda de Suza: Uma Moça Chorava
_

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here