Início Natureza A Lendária Ilha do Pessegueiro

A Lendária Ilha do Pessegueiro

A Ilha do Pessegueiro conserva numerosos testemunhos arqueológicos. Ao largo de Porto Covo é um dos ex-líbris da Costa Sudoeste!

0
A Lendária Ilha do Pessegueiro
A Lendária Ilha do Pessegueiro

A Lendária Ilha do Pessegueiro

A llha do Pessegueiro localiza-se na costa do Alentejo Litoral, ao largo da freguesia de Porto Covo, no concelho de Sines, Distrito de Setúbal, em Portugal. A ilha, assim como a costa adjacente, faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Os estudiosos acreditam que a ocupação desta costa remonta a navegadores cartagineses, em época anterior à segunda guerra púnica (218-202 a.C.). À época da Invasão romana da Península Ibérica, a ilha abrigou um pequeno centro pesqueiro, conforme atestam os vestígios, recentemente descobertos, de tanques de salga.

À época da Dinastia Filipina, projetou-se ampliar aquele ancoradouro natural com o objetivo de evitar que corsários o usassem como ponto de apoio naquele trecho do litoral. Um enrocamento artificial de pedras ligaria a ilha do Pessegueiro à linha costeira.

A partir de 1590, no âmbito desse projeto, foi iniciado, em posição dominante na ilha, a edificação do Forte de Santo Alberto, com a função de cruzar fogos com o Forte de Nossa Senhora da Queimada, que lhe era fronteiro, no continente.

Os trabalhos no projeto do Pessegueiro foram interrompidos em 1598 diante da transferência do seu responsável para as obras do Forte de Vila Nova de Milfontes, jamais tendo sido completadas.

Vídeo de: Portugal visto do Ceu

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.