Início Viagens e Lugares Lagoa em 150 segundos!

Lagoa em 150 segundos!

Preciosidades de Lagoa em 150 segundos!

0
Lagoa
Lagoa

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

Lagoa em 150 segundos! Vídeo de: portugalin150seconds

LAGOA

A data da fundação de Lagoa é desconhecida. No entanto, sabe-se que a povoação nasceu à beira de uma lagoa, de onde deriva o seu nome. Encontramos alguns elementos manuelinos na vila, o que prova o seu desenvolvimento durante o séc. XVI, mas a sua história está documentada sobretudo a partir do séc. XVIII, altura em que Lagoa é elevada a vila e se forma o concelho. No séc. XVIII foi bastante destruída pelo terramoto de 1755, sendo a sua reconstrução evidente pela quantidade de monumentos e construções dessa época que podemos encontrar.

Nos finais do séc. XIX, a pesca e a indústria de conservas de peixe trouxeram a prosperidade e o dinamismo. Actualmente o papel mais importante é desempenhado pelo turismo e por uma crescente diversidade de actividades económicas.

A vila desenvolveu-se a partir da Igreja Matriz, datada do séc. XVI mas completamente reconstruída no séc. XVIII. Nas ruas de casas brancas que a circundam, pontuadas por chaminés decoradas com o típico rendilhado algarvio, ainda se respira o ambiente do passado. Um passeio pelo traçado irregular proporciona diversas perspectivas da vila, onde podemos apreciar os altares dos Passos, marcando as antigas cerimónias da Semana Santa e encontrar vários portais e janelas manuelinas que marcam o seu passado quinhentista.

O nome Lagoa difundiu-se internacionalmente sobretudo graças à boa produção de vinho branco, sendo uma das regiões demarcadas do país.

[vc_raw_js]JTNDZGl2JTIwaWQlM0QlMjJmYi1jb21tZW50cy1kaXYlMjIlMjBjbGFzcyUzRCUyMmZiLWNvbW1lbnRzJTIyJTIwZGF0YS1ocmVmJTNEJTIyJTIyJTIwZGF0YS13aWR0aCUzRCUyMjY0MCUyMiUyMGRhdGEtbnVtcG9zdHMlM0QlMjIzJTIyJTIwZGF0YS1jb2xvcnNjaGVtZSUzRCUyMmxpZ2h0JTIyJTNFJTNDJTJGZGl2JTNFJTBBJTNDc2NyaXB0JTIwdHlwZSUzRCUyMnRleHQlMkZqYXZhc2NyaXB0JTIyJTNFZG9jdW1lbnQuZ2V0RWxlbWVudEJ5SWQlMjglMjJmYi1jb21tZW50cy1kaXYlMjIlMjkuc2V0QXR0cmlidXRlJTI4JTIyZGF0YS1ocmVmJTIyJTJDJTIwd2luZG93LmxvY2F0aW9uLmhyZWYlMjklM0IlM0MlMkZzY3JpcHQlM0U=[/vc_raw_js]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.