Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!
Irma. A força do furacão vista por uma webcam Vídeo de: Observador
IRMA
Furacão “sem precedentes” já provocou “estragos consideráveis”
É já considerado um “furação histórico e de uma intensidade sem precedentes”. Atingiu esta quarta-feira a ilha francesa de Saint-Barthélémy e a ilha franco-holandesa de Saint-Martin, nas Caraíbas, tendo provocado “estragos consideráveis”, segundo Annick Girardin, ministra francesa dos Territórios Ultramarinos francesa.
O furacão de categoria 5, o máximo na escala de intensidade dos furacões, começou a atingir as ilhas do nordeste das Caraíbas na terça-feira à noite e desloca-se agora na direção oeste-nordeste, a uma velocidade de 22 quilómetros. A sua passagem é temida sobretudo em Anguilla, ilhas Virgens britânicas, ponta leste de Porto Rico e Haiti. Segundo os serviços meteorológicos franceses, o “mar abate-se com extrema violência” sobre a costa e verifica-se ainda “uma significativa submersão das partes baixas do litoral”, informaram os serviços meteorológicos franceses.
Quatro “dos mais sólidos edifícios” de Saint Martin ficaram “destruídos”, anunciou o ministro do Interior francês Gérard Collomb. Também Barbuda foi atingida pelo Irma, cujos ventos atingiram, à passagem pela ilha, os 295 quilómetros por hora.