Início Monumentos Igreja de Nossa Senhora da Vitória, Porto

Igreja de Nossa Senhora da Vitória, Porto

Edificada em 1755, por iniciativa do bispo D. Frei António de Sousa, para substituir o antigo templo, as obras terminaram em 1769. A preciosa Igreja de Nossa Senhora da Vitória foi bastante afetada durante o Cerco do Porto e por um incêndio que deflagrou em 1874 e que destruiu o altar-mor.

318
0
PARTILHE
Igreja de Nossa Senhora da Vitória
Igreja de Nossa Senhora da Vitória

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

Igreja de Nossa Senhora da Vitória, Porto Vídeo de: pedrodoporto

Igreja de Nossa Senhora da Vitória

A primitiva igreja de Nossa Senhora da Vitória foi edificada por volta de 1539 pelo bispo D. Fr. Marcos de Lisboa. Esta igreja quinhentista foi erguida no local da antiga Judiaria Nova, no Olival, derivando desse facto, segundo alguns historiadores, o nome que lhe foi dado, para simbolizar a vitória da religião cristã sobre a judaica.

Edificada em 1755, por iniciativa do bispo D. Frei António de Sousa, para substituir o antigo templo, as obras terminaram em 1769. Esta igreja foi bastante afetada durante o Cerco do Porto e por um incêndio que deflagrou em 1874 e que destruiu o altar-mor.

Destacam-se o retábulo e os altares em talha rococó do século XVIII e uma imagem de Nossa Senhora da autoria de Soares dos Reis. O mosteiro foi fundado em finais do século XVI. A igreja de Nossa Senhora da Vitória, com risco de Diogo Marques, aluno de Filipe Terzi, ostenta a data de 1706. Tem fachada clássica com cinco portadas de volta perfeita.

A nave, precedida de um nártex, é coberta por abóbada de berço com caixotões. Realce para a talha dourada, cadeiral do coro alto (1716-1719) e órgão. Do mosteiro destacam-se os dois claustros e o refeitório.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here