Início Música Genial! O Instrumento dos Deuses

Genial! O Instrumento dos Deuses

Genial! O Hang Drum anda a dar que falar. Inventado no séc. XXI, é um instrumento acústico de percussão melódico, o instrumento dos deuses.

12865
0
PARTILHE
Genial! O Instrumento dos Deuses!
Genial! O Instrumento dos Deuses!

Genial! O Instrumento dos Deuses Vídeo de: Hang Massive

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

A percussão melódica do Hang, o instrumento dos deuses

Há alguns instrumentos cujo som nos remete à meditação, causam uma vibe de paz tibetana, introspecção mística, nos fazem viajar, o mais recente desses instrumentos e, talvez, o mais sensacional é o HANG. Criado para ser tocado com o toque dos dedos e da palma da mão, como um instrumento percussivo, o disco metálico emite uma melodia que lembra uma mistura de kalimba com tabla, é a nova mania dos músicos de rua do mundo todo.

A sonoridade mágica que produz fez com que passasse a ser chamado de intrumento dos deuses entre os tocadores. Antes de conhecer mais sobre a origem e como é feito o fantástico instrumento, ouça o som que ele produz, pelas mãos experientes do duo mais famoso do momento, o Hang Massive.

No mercado desde 2000, esse instrumento que mais parece um disco voador, ou uma panela velha, foi criado pelo casal suíço Felix Rohner e Sabrina Schaer, cuja loja permanece criando os considerados Hangs originais.

A lógica musical reside no barulho ecoado ao se bater em um metal, como o sino ou o gongo oriental, conforme o ângulo da concavidade, produz-se uma nota específica. Assim, os desenvolvedores pensaram em uma cápsula em que o som ecoasse dentro (é possível microfonar o instrumento), com várias concavidades internas com aberturas de diferentes tamanhos, segundo o esquema mostrado na figura abaixo. Há vários vídeos que ensinam a fazer em casa o instrumento, usando um latão de metal nitratado.

De acordo com o músico paulistano Guga Machado, um dos precursores do hang no Brasil, “o hang suíço, original, é quase impossível de se conseguir. Tem uma lista de espera gigante e tem que buscar em mãos, na Suíça”. Mas nem tudo está perdido! Segundo Guga, “já existem muitos outros instrumentos com qualidade impecável feitos em outros lugares. Até no Brasil já temos o Pampeano, inicialmente produzido no sul do Brasil, que é maravilhoso”.
_

Mais vistos da semana

Mais recentes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here