Início Viagens e Lugares Funicular dos Guindais, atração turística no Porto

Funicular dos Guindais, atração turística no Porto

O Funicular dos Guindais é atração turística na cidade do Porto, oferecendo belas panorâmicas sobre o Douro, a ponte Luiz I e o Mosteiro da Serra do Pilar.

3233
0
PARTILHE
Funicular dos Guindais
Funicular dos Guindais

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

Funicular dos Guindais, atração turística no Porto Vídeo de: pedrodoporto

Funicular dos Guindais

O Funicular dos Guindais, construído em 1891, foi totalmente recuperado depois de mais de um século de inactividade.

Mais do que um simples meio de transporte, o Funicular dos Guindais significa uma excelente oportunidade de fazer um passeio turístico entre duas zonas monumentais da Cidade Invicta.

Da Batalha à Ribeira, ou vice-versa, em apenas dois minutos, com o privilégio de desfrutar de uma vista soberba sobre o Douro e a Ponte Luiz I.

Funicular de 1891
O funicular original, projetado por Raul Mesnier, foi inaugurado em 4 de Junho de 1891, e fechou dois anos depois devido a um grave acidente em 5 de Junho de 1893. Foi totalmente reprojetado pelo mesmo engenheiro, na tentativa de o repor em funcionamento, o que nunca chegou a acontecer.

No âmbito da operação de reabilitação urbana Porto 2001, foi proposta a sua reposição e projetado para o mesmo local um novo funicular. Do equipamento e sistema original só existe o primitivo edifício da casa de máquinas, tendo sido objeto de alterações face aos usos atuais.

Funicular de 2001
No âmbito da operação de reabilitação urbana Porto 2001 foi projetado um novo funicular para o mesmo local onde já existira um efémero transporte deste tipo (1891-1893). O projeto geral de arquitetura e coordenação das especialidades foi da responsabilidade de Adalberto Dias e da empresa Poma, detentora da tecnologia. Assim, um século depois, um moderno funicular abriu a 19 de Fevereiro de 2004.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here