Início Curiosidades ESPETACULAR! Voando num F16 em Portugal

ESPETACULAR! Voando num F16 em Portugal

Prepare-se! Vai voar num avião que chega aos 15 mil metros de altitude e atinge 2414km/h. Voando num F16 a partir da Base Aérea Nº5, em de Monte Real.

1869
0
PARTILHE
Voando num F16
Voando num F16

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

ESPETACULAR! Voando num F16 em Portugal Vídeo de: rally74r

F 16

Voar num avião que chega aos 15 mil metros de altitude e atinge 2414km/h.

A FAP dispõe, presentemente, de 39 caças F-16, 33 monolugares e 6 bilugares, da versão MLU – MidLife Update, sendo que desses 39, 12 estão já “reservados” para a Força Aérea Romena.

Em 2016, a arma aérea nacional disporá, então de 30 caças F-16 – já integrando as 3 novas células que virão dos EUA – por forma a corporizar o contemplado na Lei de Programação Militar que prevê 30 caças F-16 a operar pelas duas esquadras que, presentemente já o fazem, no caso a Esquadra 201 – Falcões e a Esquadra 301 – Jaguares, como já se aludiu, a partir de Base Aérea nº5, em Monte Real.

Todos os aviões neste momento em operação foram modernizados em Portugal, nas OGMA e na própria Base Aérea de Monte Real, factos que permitem um excelente “know how” no que toca à manutenção e operação segura das aeronaves, assim como a sua rentabilização máxima com significativa redução de custos.

O F-16 e a versão MLU presentemente em operação na FAP é um caça multi-função, de excelente capacidade operacional e tática, dotado de enorme potência e capaz de executar um envelope alargado de missões, com particular destaque para a defesa aérea, uma vez que em prontidão permanente – com capacidade de resposta de 15 minutos – está uma parelha de aviões em alerta (QRA – Quick Reaction Alert), pronta para todo o tipo de operação que envolva a defesa do espaço aéreo nacional.

Os F-16 nacionais integram, também, o dispositivo de reação rápida da NATO e a sua operação acontece, frequentemente nesse quadro, seja em território nacional, seja no espaço europeu, do norte da Europa -Islândia, até aos países bálticos e em muitos exercícios militares de importância estratégica para a NATO.
_

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here