Início Natureza Espetacular CANHÃO da NAZARÉ

Espetacular CANHÃO da NAZARÉ

As ondas poderosas da Nazaré só ao alcance dos melhores do mundo!

31478
0
PARTILHE
NAZARÉ
NAZARÉ

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

Espetacular CANHÃO da NAZARÉ Vídeo de: Câmera Express Portugal

CANHÃO DA NAZARÉ

TRATA-SE DE UM ACIDENTE GEOMORFOLÓGICO RARO, O MAIOR DA EUROPA E UM DOS MAIORES DO MUNDO.

Conhecida pelas suas ondas grandes, perfeitas e incríveis, a Praia do Norte encontra-se sob a influência do fenómeno Canhão da Nazaré.
Trata-se de um acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do mundo, que consiste numa falha na placa continental com cerca de 170 quilómetros de comprimento e cinco quilómetros de profundidade.

O “Canhão da Nazaré” canaliza a ondulação do oceano Atlântico para a Praia do Norte, praticamente sem obstáculos, proporcionando a criação de ondas com um tamanho fora do normal em comparação com a restante costa portuguesa. Um verdadeiro playground para os amantes dos desportos de ondas.

O MAIOR DESFILADEIRO SUBMERSO DA EUROPA
“Canhão da Nazaré” é o maior desfiladeiro submerso da Europa com uma extensão de cerca de 200 quilómetros, que se desenvolve ao longo da direção Este-Oeste e que atinge os 5000 metros de profundidade na planície abissal onde desemboca. A cabeceira do canhão encontra-se a menos de um quilómetro da costa na direção Sudoeste.

Esta contiguidade da cabeceira à linha de costa potencia condições oceanográficas singulares que originam processos hidrodinâmicos e de transporte sedimentar, diretamente relacionados com a presença do canhão e sua morfologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here