Início Regressar às Origens Encantadora Vila de Marvão

Encantadora Vila de Marvão

Bem próxima da fronteira com Espanha, no ponto mais alto da bonita Serra de São Mamede e na região Alentejana, encontra-se a encantadora Vila de Marvão.

6457
0
PARTILHE
Encantadora Vila de Marvão
Encantadora Vila de Marvão

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

Encantadora Vila de Marvão Vídeo de: Portugal visto do Ceu

Marvão

Marvão, a «Mui nobre e Sempre Leal» Vila de Marvão, assim denominada pela Rainha D. Maria II, está localizada no distrito de Portalegre, Alto Alentejo. Fica situada no topo da Serra do Sapoio, a cerca de 860m de altitude, bem próxima da fronteira de Espanha.

Entre a vila de Castelo de Vide e a cidade de Portalegre, em pleno Parque Natural da Serra de S. Mamede, Marvão domina a paisagem serrana a partir no seu ponto mais alto. A extraordinária vista sobre a área que envolve Marvão torna-se inesquecível e inesgotável. Paisagens espantosas podem ver-se a partir da Torre de Menagem ou da Pousada de Santa Maria.

Marvão e o seu papel na história

Marvão foi, em tempos, conquistada aos muçulmanos por D. Afonso Henriques, tendo mais tarde sido novamente reconquistada pelos mouros, em 1190. No ano de 1226, D. Sancho II, deu à população um dos primeiros forais régios do Alentejo.

Três anos depois, em 1229, D.Dinis apoderou-se do Castelo de Marvão que, fruto de ampliações e de reedificações militares, ganhou grande importância nas guerras com castelhanos e espanhóis. Destas reconstruções, destacam-se a Torre de Menagem e novos conjuntos de muralhas. Voltou a ser alterado e ampliado nos séculos XVI, XVII e XVIII e é hoje considerado monumento nacional medieval, não devendo, por todas estas razões, deixar de ser visitado por quem cá passa.

A vila de Marvão e o território em que assenta, nomeadamente as montanhas escarpadas em que se «agarra» à terra, são de uma beleza quase primitiva, mas extraordinária. Estas montanhas foram, desde cedo, utilizadas como refúgio ou como local estratégico militar, desde o período romano.

Os seus vestígios históricos datam dos períodos do Paleolítico e Neolítico e encontram-se expostos no Museu Municipal. Menires vários, antas e uma estação romana foram aqui encontrados, justificando, assim, a sua resistência ao passar dos tempos, nem sempre fáceis.

Por se encontrar tão lá no alto da Serra de S. Mamede, a vila de Marvão é de difícil acesso, uma grande vantagem no passado, já que por esta razão servia de proteção natural contra os inimigos. Crê-se, assim, nascida por razões defensivas.

Manteve, em exclusivo, o papel de única fortificação portuguesa com propósito estratégico até ao século XIX e é a mais rica no que ao património histórico-militar diz respeito. Aqui se travaram e venceram batalhas e lutas políticas, fazendo da vila o núcleo defensor dos seus oponentes externos, ao logo de séculos. Marvão fazia parte da primeira linha defensiva do nosso território.
_

Mais vistos da semana

Mais recentes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here