Início Monumentos Encantador Santuário de Nossa Senhora da Graça

Encantador Santuário de Nossa Senhora da Graça

O encantador Santuário de Nossa Senhora da Graça situa-se no alto do bonito Monte Farinha, a cerca de 900 metros de altitude, encimando a agradável vila de Mondim de Basto, e de onde se tem um panorama maravilhoso das muitas serras a norte do rio Douro. Reza a lenda que aqui terá existido a cidade de Cinínia, lar da tribo castreja dos Tamecanos, que foi obrigada a abandonar o seu território por força da ocupação Romana.

18587
0
PARTILHE

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

Encantador Santuário de Nossa Senhora da Graça Vídeo de: Olhar Perfeito

Santuário de Nossa Senhora da Graça

A ermida do Monte Farinha ou Santuário de Nossa Senhora da Graça, eclesiasticamente, pertence à Diocese de Vila Real, cujos limites com a de Braga são actualmente definidos na região pelo rio Tâmega.

Está situada na freguesia de Vilar de Ferreiros (Mondim de Basto) e dista cerca de 100 km do Porto, 40 de Guimarães, 30 de Amarante, e 50 da cidade de Vila Real.
É talvez a quarta construção. Antes dele houve outras mais modestas, que a inclemência dos tempos destruiu ou danificou gravemente.

Em 1747, os Mordomos e a confraria requerem ao arcebispo de Braga, D. José de Bragança (a diocese de Vila Real só foi criada em 1922), a reedificação da capela “desde os Fundamentos”, tendo o Pároco de Vilar de Ferreiros e de Atei que tal obra era necessária por “ ter sofrido ruínas e ser antiquíssima”. Dez Anos depois, em 1758, a obra estava concluída. Alguns melhoramentos complementares terão sido feitos depois, como parece indicar a data de 1775 gravada na porta do púlpito.

A primeira Capela no alto do monte, com o título de Senhora da Graça, parece ter sido construída no séc. XVI. Deve ser desse tempo a antiga imagem da Senhora da Graça, actualmente guardada e substituída por aquela que se encontra ao culto no Santuário.

Trata-se de um dos principais santuários marianos do Norte de Portugal e dos mais concorridos de entre Douro e Minho, agora com Centro de Acolhimento e de apoio aos peregrinos e romeiros que ao longo de todo o ano têm as portas abertas e restaurante em funcionamento.

Curiosidade:
A primeira Peregrinação de Setembro ao Santuário de Nossa Senhora da Graça realizou-se em 1945. Iniciativa da Juventude do Concelho de Mondim de Basto e que aderiram jovens e adultos dos concelhos vizinhos com a intenção de agradecer o fim da II Guerra Mundial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here