Início Curiosidades Em Portugal é uma vergonha, desabafa jornalista da RTP

Em Portugal é uma vergonha, desabafa jornalista da RTP

Jornalista da RTP em Madrid desabafa nas redes sociais: “eu estou num inferno”. E que comparativamente a Espanha, o que se passa em Portugal é uma vergonha.

0
jornalista da RTP
Em Portugal é uma vergonha, desabafa jornalista da RTP

 

Um desabafo…

Publicado por Daniela Santiago em Domingo, 29 de março de 2020

Em Portugal é uma vergonha, desabafa jornalista da RTP

Jornalista da RTP em Madrid desabafa nas redes sociais: “eu estou num inferno”. E que comparativamente a Espanha, o que se passa em Portugal é uma vergonha.

A jornalista partilhou um vídeo na sua página de Facebook que descreveu como “um desabafo”, mas que deve ser levado em conta, ouvido com atenção e partilhado. Daniela Santiago conta, durante a viagem de regresso a Madrid, que foi deixar a família numa cidade em Portugal e que nas escassas horas em que esteve no nosso país notou uma “irresponsabilidade extrema”. E que comparativamente a Espanha, o que se passa em Portugal é uma vergonha.

Covid-19 como se transmite?

A COVID-19 transmite-se por contacto próximo com pessoas infetadas pelo vírus, ou superfícies e objetos contaminados.

Esta doença transmite-se através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca quando tossimos ou espirramos, que podem atingir diretamente a boca, nariz e olhos de quem estiver próximo.

As gotículas podem depositar-se nos objetos ou superfícies que rodeiam a pessoa infetada. Por sua vez, outras pessoas podem infetar-se ao tocar nestes objetos ou superfícies e depois tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos.

O que são medidas de higiene e etiqueta respiratória?

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença:
• Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo;
• Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%;
• Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória;
• Evitar tocar na cara com as mãos;
• Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.