Início Natureza Tornados em Viana do Castelo

Tornados em Viana do Castelo

As imagens mostram uma imensa nuvem negra, com dois cones a descer para o mar. São dois tornados em Viana do Castelo vistos ao largo, no domingo.

2339
0
Tornados em Viana do Castelo
Tornados em Viana do Castelo

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

Tornados em Viana do Castelo Vídeo de: TVI24

Tornados em Viana do Castelo

A imagem mostra uma imensa nuvem negra, com dois cones a descer para o mar. São dois tornados que foram vistos ao largo de Viana do Castelo.

Mas, ao contrário do que aconteceu em Faro, os ventos fortíssimos não chegaram a terra, pelo que não há danos a reportar. Paula Leitão, meteorologista de serviço do IPMA, confirma que viu as fotos e não tem dúvidas em dizer que se trata de “dois tornados de pequena dimensão”.

A especialista diz que os instrumentos científicos não registam fenómenos com esta escala, pelo que se limitou a comprovar o que viu nas fotografias, que terão sido captadas na tarde de domingo.

Neste mesmo dia, um tornado deixou um rasto de destruição em Faro e Olhão. As duas cidades foram fortemente afetadas, com registo de cortes de eletricidade e árvores caídas nas duas cidades. O muro do estádio do Moncarapachense colapsou e caiu em cima de viaturas estacionadas no local.

Uma família ficou desalojada em Olhão e várias casas ficaram parcialmente destruídas.  O mau tempo provocou ainda cortes de eletricidade. Houve também carros com os vidros partidos devido ao vento extremo nestas localidades.

Já na quarta-feira, um outro tornado tinha “varrido” a Doca de Faro. Mais de uma dezena de embarcações viraram na marina, causando também estragos em viaturas e destruindo uma esplanada.
_

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.