Início Música Desgarrada com Augusto Canário e Quim Barreiros

Desgarrada com Augusto Canário e Quim Barreiros

Muito bom! Grande Desgarrada com dois nomes incontornáveis da música popular portuguesa: Augusto Canário e Quim Barreiros!

4333
0
PARTILHE
Desgarrada
Desgarrada

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

Desgarrada com Augusto Canário e Quim Barreiros Vídeo de: Espacial Live 

DESGARRADA

Desgarrada é uma cantiga popular em que os cantadores vão improvisando, desafiando e respondendo um ao outro, normalmente ao som de concertina. Para além de “Desgarradas”, também recebem denominações de Cantares ao Desafio, Cantigas ao Desafio, Cantigas à Desgarrada, etc..

O termo também é utilizado para caracterizar uma forma de interpretação de fado, neste caso com acompanhamento de viola e guitarra portuguesa, com reconhecidos intérpretes como Fernando Maurício ou Vicente da Câmara.

Entre os artistas que gravaram desgarradas podemos encontrar nomes como Quim Barreiros, Augusto Canário ou até Jorge Ferreira, que por várias vezes visitou este género.

Ligadas a ocasiões festivas, como romarias, feiras, desfolhadas, serões ou em Encontros de Cantadores, as desgarradas podem eventualmente ser escutadas em todo o país, embora as tradições seja mais profundas nas antigas províncias do Minho, no Douro Litoral e Beira Alta.

Nos cantares ao desafio, durante largos minutos, são abordados os temas como escárnio e maldizer, amor e ódio, fé e caridade, improvisando as rimas e respondendo, preferencialmente de forma jocosa, ao outro cantador, podendo ser encontradas origens trovadorescas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here