Início Monumentos Descobrindo o Santuário de Fátima, Portugal

Descobrindo o Santuário de Fátima, Portugal

O Santuário de Fátima atrai cerca de 5 milhões de visitantes todos os anos. Peregrinos e curiosos fazem deste um dos maiores centros de peregrinação católica do mundo. Celebra-se este ano, a 13 de Maio, o primeiro centenário das Aparições de Nossa Senhora e do Anjo da Paz em Fátima e Valinhos.

4600
0
PARTILHE
Descobrindo o Santuário de Fátima, Portugal
Descobrindo o Santuário de Fátima, Portugal

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

Descobrindo o Santuário de Fátima, Portugal Vídeo de: 360portugal | Fotografia e video aéreo, visitas virtuais 360º de Portugal

Santuário de Nossa Senhora de Fátima

O Santuário de Fátima é, por excelência, um local de peregrinação, preservando a memória dos acontecimentos que levaram à sua fundação, as aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos em 1917.

Este centro de peregrinações mariano evoca as aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta, ocorridas em 1917 e reconhecidas em 1930. O local era uma propriedade rural chamada Cova da Iria e pertencia aos pais de Lúcia, que a doaram ao santuário. Foi aqui que ocorreu a primeira aparição.

O Santuário inclui a Basílica, o Recinto das Orações, a Capela das Aparições, a Igreja da Santíssima Trindade, a Casa de Retiro de Nossa Senhora das Dores, a Casa de Retiro de Nossa Senhora do Carmo e o Centro Pastoral Paulo VI.

A Basílica foi construída segundo um projecto do holandês Gerard van Kriechen, executado pelo arquitecto João Antunes. A primeira pedra foi benzida em 1928, mas a igreja foi consagrada apenas em 1954, ano em que lhe foi concedido o título de Basílica pelo Papa Pio XII.

Os estilos arquitectónico e decorativo são muito simples. No interior, encontramos 14 altares laterais dedicadas aos mistérios do Rosário. Os vitrais e as pinturas no corpo da igreja são da autoria de João de Sousa Araújo, datam de 1967 e representam cenas alusivas à vida de Nossa Senhora, às Aparições e à Mensagem de Fátima. Os da capela-mor, representando os Evangelistas, a Aparição do Anjo e cenas de Peregrinação foram criados pela sociedade madrilena Maumejean y Hijos. No lado direito do transepto, do Evangelho, está o túmulo de Francisco, falecido em 1919. Do lado esquerdo, da Epístola, vê-se o túmulo de Jacinta, falecida em 1920 e ao lado, está o túmulo da Irmã Lúcia, que faleceu em 2005.

Destaque ainda para o orgão de fabrico italiano, datado de 1952, constituído por 152 registos e cerca de 12.000 tubos.

A sua magnitude e relevância do ponto de vista religioso é consensualmente reconhecida, nacional e internacionalmente. Por vontade expressa da Sé Apostólica, este é um Santuário Nacional. É também um dos mais importantes santuários marianos do mundo pertencentes à Igreja Católica e de maior destino internacional de turismo religioso, recebendo cerca de seis milhões de visitantes por ano.
_

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here