Início Entretenimento CORRIDINHO alucinante

CORRIDINHO alucinante

No Algarve o ritmo é veloz e não há calor abrande os fãs do corridinho. Vai de roda, vai de roda sem parar com o Rancho Folclórico da Luz de Tavira.

21652
0
Corridinho
Corridinho

CORRIDINHO alucinante Vídeo de: simoesdasilva2 .

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

O que é o Folclore?

Folclore é um género de cultura de origem popular, constituído pelos costumes, lendas, tradições e festas populares, transmitidos por imitação e via oral de geração em geração.
corridinho
Todos os povos possuem as suas tradições, crendices e superstições, que se transmitem através de lendas, contos, provérbios e canções.
corridinho
O termo folclore aparece pela primeira vez cunhado por Ambrose Merton – pseudónimo de Willian Johh Thoms – numa carta endereçada à revista The Athenaeum, de Londres, onde os vocábulos da língua inglesa FOLK e LORE (povo e saber) foram unidos, passando a ter o significado do saber tradicional de um povo.
corridinho
Esse termo passou a ser utilizado então para se referir às tradições, costumes e superstições das classes populares. Posteriormente, o termo passa a designar toda a cultura nascida principalmente nessas classes, dando ao folclore o status de história não escrita de um povo.
corridinho
À medida que a ciência e a tecnologia se desenvolveram, todas essas tradições passaram a ser consideradas frutos da ignorância popular. Entretanto, o estudo do folclore é fundamental de modo a caracterizar a formação cultural de um povo e o seu passado, além de detetar a cultura popular vigente, pois o facto folclórico é influenciado pela sua época.
corridinho
No século XIX , a pesquisa folclórica espalha-se por toda a Europa, com a consciencialização de que a cultura popular poderia desaparecer devido ao modo de vida urbano. O folclore passa então a ser usado como principal elemento nas obras artísticas, despertando o sentimento nacionalista dos povos.
corridinho

CARACTERÍSTICAS DO FACTO FOLCLÓRICO:

corridinho
Para se determinar se um acontecimento é folclórico, ele deve apresentar as seguintes características:
TRADICIONALIDADE: vem-se transmitindo geracionalmente.
ORALIDADE: é transmitido pela palavra falada.
ANONIMATO: não tem autoria.
FUNCIONALIDADE: existe uma razão para o facto acontecer.
ACEITAÇÃO COLETIVA: há uma identificação de todos com o facto.
VULGARIDADE: acontece nas classes populares e não há apropriação pelas elites.
ESPONTANEIDADE: não pode ser oficial nem institucionalizado.
_

Mais vistos da semana

Mais recentes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.