Início Monumentos Castelo de São Jorge, o berço de Lisboa!

Castelo de São Jorge, o berço de Lisboa!

Situado na mais alta das sete colinas de Lisboa, o Castelo de São Jorge é ponto de visita obrigatório na capital. Dali se podem desfrutar vistas ímpares e inolvidáveis da cidade e do rio Tejo.

3103
0
PARTILHE
Castelo de São Jorge, o berço de Lisboa!
Castelo de São Jorge, o berço de Lisboa!

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

Castelo de São Jorge, o berço de Lisboa! Vídeo de: Maria Irene Marques

CASTELO DE SÃO JORGE, O BERÇO DE LISBOA

Localizado na mais alta colina de Lisboa, e com uma vista inebriante sobre a cidade, o Castelo de São Jorge permite-nos fazer uma viagem no tempo, onde todas as pedras falam, contando-nos a história de Lisboa.

O Castelo de S. Jorge, situado na antiga cidadela medieval, era habitado por mouros que o fortificaram para sua defesa. Quando D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal, toma o castelo em 1147, depois de o cercar durante 3 meses, expulsa os muçulmanos e abre as portas do castelo aos cristãos. Assim, o Rei e a corte mudam-se para o Castelo de São Jorge, transformando-o, mais tarde, no Paço Real.

Ao passear pelo castelo, conseguimos imaginar uma Lisboa de outros tempos, enquanto nos perdemos numa das melhores vistas sobre cidade e o Tejo. Observar o horizonte através dos seus miradouros é uma experiência única, que apaixona turistas e locais. Entre as onze torres do castelo, os jardins e a inspiradora paisagem, é fácil compreender os motivos que levam este emblemático castelo a ser um dos monumentos mais visitados de Portugal.

Opte por uma visita guiada, para que possa descobrir todas as preciosas memórias históricas guardadas no Castelo de São Jorge. Destacamos a Torre do Tombo onde, na câmara escura, descobrimos Lisboa a partir de uma nova perspetiva! É através de um periscópio, sistema ótico que joga com lentes e espelhos criado por Leonardo Da Vinci, que conseguimos observar a cidade, em tempo real e com um ângulo de 360º. É uma experiencia excecional que nos faz redescobrir Lisboa.

Visite também o museu, que conta com uma coleção de objetos pertencentes às diferentes culturas que habitaram a zona do castelo ao longo dos tempos, e que assim ajudaram a criar a Lisboa dos nossos dias. Destacam-se os objetos islâmicos, provenientes da forte ocupação muçulmana antes da conquista de D. Afonso Henriques. Deve também visitar as duas casas do período islâmico que se encontram no núcleo arqueológico. Com um enorme valor histórico-cultural, são as duas maiores casas deste período na Península Ibérica.

O Castelo de São Jorge é um marco da cidade que, por toda a sua beleza e significado, deve ser um espaço em que a visita é indispensável. É também ideal para se visitar em família, visto que dispõem de bastantes atividades, onde recriam cenários da época.

Mais vistos da semana

Mais recentes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here