Início Curiosidades Brutal! As maiores ondas do mundo na Nazaré

Brutal! As maiores ondas do mundo na Nazaré

Imagens SENSACIONAIS! As maiores ondas do Mundo são na Nazaré, em Portugal.

19459
0
PARTILHE

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

Brutal! As maiores ondas do mundo na Nazaré Vídeo de: Pedro Miranda

CANHÃO DA NAZARÉ – AS MAIORES ONDAS DO MUNDO

TRATA-SE DE UM ACIDENTE GEOMORFOLÓGICO RARO, O MAIOR DA EUROPA E UM DOS MAIORES DO MUNDO.

Conhecida pelas suas ondas grandes, perfeitas e incríveis, a Praia do Norte encontra-se sob a influência do fenómeno Canhão da Nazaré.
Trata-se de um acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do mundo, que consiste numa falha na placa continental com cerca de 170 quilómetros de comprimento e cinco quilómetros de profundidade.

O “Canhão da Nazaré” canaliza a ondulação do oceano Atlântico para a Praia do Norte, praticamente sem obstáculos, proporcionando a criação de ondas com um tamanho fora do normal em comparação com a restante costa portuguesa. Um verdadeiro playground para os amantes dos desportos de ondas.

O MAIOR DESFILADEIRO SUBMERSO DA EUROPA
“Canhão da Nazaré” é o maior desfiladeiro submerso da Europa com uma extensão de cerca de 200 quilómetros, que se desenvolve ao longo da direção Este-Oeste e que atinge os 5000 metros de profundidade na planície abissal onde desemboca. A cabeceira do canhão encontra-se a menos de um quilómetro da costa na direção Sudoeste.

Esta contiguidade da cabeceira à linha de costa potencia condições oceanográficas singulares que originam processos hidrodinâmicos e de transporte sedimentar, diretamente relacionados com a presença do canhão e sua morfologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here