Início Monumentos Bragança, a capital de Trás-os-Montes

Bragança, a capital de Trás-os-Montes

Bragança é a cidade que mais se destaca na região e seguramente a mais bela. É terra de cenários únicos, vilas históricas e belíssimas paisagens naturais.

353
0
PARTILHE

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

Bragança, a capital de Trás-os-Montes Vídeo de: 360portugal | Fotografia e video aéreo, visitas virtuais 360º de Portugal

BRAGANÇA

Os celtas baptizaram a cidade, fundada no século II a.C., com o nome de Brigância, que se foi latinizando até passar a ser “Bragança”. Este nome é a origem do gentílico mais comum: brigantino.

Na área do atual concelho de Bragança, existia já uma povoação importante ao tempo da ocupação romana. Durante algum tempo, teve a designação de “Julióbriga”, dada a Brigância pelo imperador Augusto em homenagem a seu tio Júlio César.

Destruída durante as guerras entre cristãos e mouros, encontrava-se em território pertencente ao mosteiro beneditino de Castro de Avelãs quando a adquiriu, por troca, em 1130, Fernão Mendes de Bragança, cunhado de Dom Afonso Henriques.

Reconstruída no lugar de Benquerença, Dom Sancho I concedeu-lhe foral em 1187, e libertou-a em 1199 do cerco que lhe impusera Afonso IX de Leão, pondo-lhe, então, definitivamente, o nome de “Bragança”.

O regente Dom Pedro, em 1442, elevou Bragança a cabeça de ducado concedido a seu irmão ilegítimo dom Afonso, 8º conde de Barcelos, que fora genro de Dom Nuno Álvares Pereira.

Não deixe de…
Fazer percursos a pé ou de BTT nos trilhos assinalados no Parque Natural de Montesinho, ou o percurso de automóvel também assinalado

Visitar a região por ocasião da Feira de Fumeiro de Vinhais, que se realiza no segundo fim-de-semana do mês de Fevereiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here