Início Monumentos Bragança, a capital de Trás-os-Montes

Bragança, a capital de Trás-os-Montes

Bragança é a cidade que mais se destaca na região e seguramente a mais bela. É terra de cenários únicos, vilas históricas e belíssimas paisagens naturais.

961
0
Bragança
Bragança

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

Bragança, a capital de Trás-os-Montes Vídeo de: 360portugal | Fotografia e video aéreo, visitas virtuais 360º de Portugal

BRAGANÇA

Os celtas baptizaram a cidade, fundada no século II a.C., com o nome de Brigância, que se foi latinizando até passar a ser “Bragança”. Este nome é a origem do gentílico mais comum: brigantino.

Na área do atual concelho de Bragança, existia já uma povoação importante ao tempo da ocupação romana. Durante algum tempo, teve a designação de “Julióbriga”, dada a Brigância pelo imperador Augusto em homenagem a seu tio Júlio César.

Destruída durante as guerras entre cristãos e mouros, encontrava-se em território pertencente ao mosteiro beneditino de Castro de Avelãs quando a adquiriu, por troca, em 1130, Fernão Mendes de Bragança, cunhado de Dom Afonso Henriques.

Reconstruída no lugar de Benquerença, Dom Sancho I concedeu-lhe foral em 1187, e libertou-a em 1199 do cerco que lhe impusera Afonso IX de Leão, pondo-lhe, então, definitivamente, o nome de “Bragança”.

O regente Dom Pedro, em 1442, elevou Bragança a cabeça de ducado concedido a seu irmão ilegítimo dom Afonso, 8º conde de Barcelos, que fora genro de Dom Nuno Álvares Pereira.

Não deixe de…
Fazer percursos a pé ou de BTT nos trilhos assinalados no Parque Natural de Montesinho, ou o percurso de automóvel também assinalado

Visitar a região por ocasião da Feira de Fumeiro de Vinhais, que se realiza no segundo fim-de-semana do mês de Fevereiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.