Início Curiosidades Belo e perigoso! Saiba o que fazer se estiver na praia

Belo e perigoso! Saiba o que fazer se estiver na praia

Raios atingem o oceano mas, felizmente, ninguém estava na água. Se começar a trovejar, Saiba o que fazer se estiver na praia.

0
Belo e perigoso
Belo e perigoso

Belo e perigoso! Saiba o que fazer se estiver na praia

Raios atingem o oceano mas, felizmente, ninguém estava na água. Se começar a trovejar, Saiba o que fazer se estiver na praia.

Vídeo de: J-Guide Entertainment

Na praia, saiba os cuidados que deve ter no mar e na areia

Mergulho eletrizante
Conheça as consequências de um raio de 50 mil amperes a diferentes distâncias:

Morte certa
Uma pessoa nadando a até 50 m do ponto de incidência da descarga elétrica sofreria um choque de mais de 300 mA (miliampere). Resultado: um ataque cardíaco fulminante

Chance de sobrevivência
Entre 50 m e 85 m, a descarga elétrica diminui, podendo variar entre 300 e 100 mA. O nadador sofreria queimaduras, asfixia e, em alguns casos, uma paragem cardíaca, mas poderia salvar-se.

Risco reduzido
Entre 85 m e 125 m, a intensidade fica entre 100 e 50 mA. Não é suficiente para matar ninguém, mas somente porque a descarga elétrica de um raio dura pouco – cerca de um milésimo de segundo. Uma descarga mais duradoura com essa mesma intensidade poderia matar.

São e salvo
Acima dos 125 m de onde o raio caiu, uma pessoa no mar receberia uma descarga elétrica de menos de 50 mA. Ela sentiria o formigueiro típico, mas sem riscos.

Jogar pelo seguro
Em caso de chuva ou trovoada, saia imediatamente da praia e procure o abrigo mais próximo. Não fique debaixo de árvores ou de um guarda-sol. O ideal é procurar abrigar-se num edifício, longe das janelas. Para aproveitar a praia em segurança, é primordial que as pessoas respeitem sempre a orientação dos nadadores salvadores.

Os cinco mandamentos do que não fazer durante uma tempestade
– Praticar atividades de agropecuária ou desportivas ao ar livre.
– Ficar próximo a carros, tratores, circulando em motociclos, bicicletas e ao lado de transportes em geral.
– Ficar a céu aberto, como praias, campos de futebol, ou de baixo de árvores e perto de cercas.
– Ficar perto de objetos que conduzam eletricidade (como telefone com fio ou telemóvel conectado ao carregador) e objetos metálicos grandes.
– Ficar num abrigo aberto, como um terraço, varanda, toldo, etc.

Opções seguras de abrigo
– Procure um veículo fechado como abrigo e permaneça dentro dele, com as portas fechadas, sem se encostar às portas até a tempestade passar.
– Procure casas ou prédios, de preferência que possuam proteção contra raios ou abrigos subterrâneos, tais como metros ou túneis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.