Início Viagens e Lugares A beleza de Pedrógão Grande antes da tragédia

A beleza de Pedrógão Grande antes da tragédia

Uma maravilha no centro de Portugal. O Concelho de Pedrógão Grande, mostrando uma pequena parcela do seu património natural, arquitetónico e cultural.

4324
0
Pedrógão Grande
Pedrógão Grande

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

A beleza de Pedrógão Grande antes da tragédia Vídeo de: Joao Viola Goloka

Pedrógão Grande

Pedrógão Grande, situa-se no extremo noroeste do distrito de Leiria, quase no centro geográfico de Portugal, com uma área aproximada de 129 Km2, repartidos por três freguesias; Pedrógão Grande, Vila Facaia e Graça, inserido no agrupamento de concelhos do Pinhal Interior Norte, fazendo parte da Região Centro.

Confina com os concelhos de Castanheira de Pera, Góis, Sertã, Figueiró dos Vinhos e Pampilhosa da Serra. Este enquadramento regional, permite que atualmente o concelho beneficie da proximidade de uma diversificada rede de acessibilidades podendo desta forma estabelecer fáceis ligações com os outros concelhos e centros urbanos vizinhos.
Pedrógão Grande é um concelho cujas paisagens deslumbrantes da serra e as águas límpidas dos seus recursos hídricos, aliadas a uma abundante biodiversidade formam uma rara beleza natural que constitui inegavelmente um convite a uma pausada visita.

O concelho de Pedrógão Grande é uma das regiões do País onde a beleza natural, os costumes e tradições populares, aliadas à pureza dos ares e das águas se mantêm, ainda sem a poluição do progresso descontrolado. As paisagens são dinâmicas, com características distintas e com fortes potencialidades turísticas.

É uma vasta região de granitos e xistos incrustada nas bacias dos rios Zêzere e Unhais e ribeiras de Pera e Mega, hoje aumentada pelas albufeiras de duas grandes barragens, a do Cabril e a da Bouçã. O clima, que antigamente era de características continentais, de invernos rigorosos e verões tórridos e secos, é hoje muito mais ameno, influenciado pelas duas grandes Albufeiras, que são também zonas piscícolas muito ricas (achigã, truta, barbo, boga). Pedrógão Grande encontra-se integrado na Zona do Pinhal Interior Norte, a maior mancha florestal da Europa, onde predominam os pinheiros, eucaliptos, acácias e oliveiras que assumem grande importância na economia local.

Visitar Pedrógão Grande, é uma excelente opção para quem quer estar em contacto com a natureza e a tranquilidade do mundo rural, a par de uma riqueza histórica considerável. Estas características fazem também as delícias dos mais radicais pois tornam o concelho numa zona ideal para a prática de desportos que privilegiem o contato com a natureza e com a aventura.

Atualmente é fácil chegar a esta região, sobretudo desde a construção do IC8 e de um conjunto de infraestruturas de rede viárias recentes e significativas em relação aos principais eixos e pólos nacionais que melhoraram a acessibilidade à região de Pedrógão Grande, promovendo assim, mais-valias e potenciais implicações diretas nos cenários de desenvolvimento do concelho.

Pedrógão Grande apresenta-se num momento de oportunidades e num processo de transformação e desenvolvimento, com vista à promoção de novas dinâmicas e potencialidades locais que pretendem ser o reflexo duma tendência clara contra a desertificação humana. É um concelho que promove a aliança entre um crescimento económico e a preservação e valorização do seu meio ambiente, de uma forma integrada e sustentável para todos, quer para os seus habitantes quer para os visitantes.
_

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.