Aprenda a descascar romã sem stress
Os benefícios da romã
Prevenção
É importante sublinhar que, quando se diz que algum alimento previne determinado problema de saúde, ele não garante que esse problema nunca surja. Há sempre outras razões que podem ser mais fortes e levar a que ele ocorra, por exemplo, doenças hereditárias.
Anemia
A romã é um fruto rico em ferro, por isso tem um papel na prevenção de anemia.
Alzheimer
Os bagos da romã possuem antioxidantes, mas o estrato da casca ainda os possuem em maior número. Por isso, a romã é um fruto que ajuda a prevenir o Alzheimer.
Cancro
A romã contém ácido elágico, cujas características (nomeadamente uma substância em particular) impedem as células tumurosas de proliferar descontroladamente. Por isso, a romã previne o cancro, nomeadamente o da mama e o da próstata.
Infeções na garganta
A romã não só previne, como ajuda a melhorar as infeções na garganta. Por isso, um remédio caseiro bastante eficaz para este mal, é o chá de romã, feito com casca de romã.
Doenças cardíacas
A romã previne doenças cardíacas, pois possui uma elevada ação anti-inflamatória.
Problemas bocais
A romã tem uma ação antibacteriana na boca, contribuindo assim para a prevenção de aftas, cáries e gengivites. Além de prevenir, também atua em problemas de saúde já detetados.
Diarreia
A romã é rica em taninos, por isso combate de forma eficaz a diarreia, uma vez que aqueles são compostos que amplificam a capacidade de absorção de água no intestino.
Tensão arterial
Ao promover o relaxamento dos vasos sanguíneos, a romã reduz a pressão arterial.
Sistema imunológico
Por ser um fruto que contém magnésio, vitamina C e zinco, a romã fortalece o sistema imunitário e ajuda a combater problemas como infeções urinárias.
Saúde estética
Melhora a saúde da pele, unhas e cabelos, por ser rica em vitamina C, vitamina A e ácido elágico, que são poderosos antioxidantes.
Importante
Embora seja seguro afirmar que a romã traz inúmeros benefícios para a saúde, não se pode nem abusar do uso da romã, nem tão pouco substituir os medicamentos ou outros tratamentos recomendados pelos médicos por remédios caseiros.
É também importante evitar o consumo excessivo da romã, pois tal pode levar a vómitos e enjoo, pelo seu elevado nível de alcaloides.