Início Notícias Angústia e impotência: Dornes cercada pelas chamas

Angústia e impotência: Dornes cercada pelas chamas

Os incêndios vão-se sucedendo e a belíssima Vila de Dornes esteve em sérios riscos, pois encontrou-se cercada pelas chamas.

1682
0
PARTILHE
Dornes
Dornes

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

Angústia e impotência: Dornes cercada pelas chamas Vídeo de: FASTRONIC

Dornes esteve cercada pelo fogo

Dornes, a Península Encantada

Situada numa península rodeada pelas águas do Zêzere, envolvida por uma paisagem deslumbrante, Dornes mostra à luz do dia a sua história milenar. Além do interesse histórico e monumental, esta é uma das mais belas e preservadas aldeias das margens do Zêzere, cheia de cultura e tradições religiosas como é o caso dos Círios de origem medieval e Romarias que todos os anos enchem esta pequena vila de vida, principalmente no domingo de Espírito Santo e no dia 15 de Agosto.

Indispensável é também a visita ao interior da Igreja de Nª Sra. Do Pranto onde é possível admirar todo o seu espólio, onde se inclui um Órgão de Tubos Ibérico.

Foi também aqui, em tempos de reconquista cristã, que o Mestre Templário Gualdim Pais mandou construir a misteriosa e primeira torre Pentagonal Templária em Portugal, ex-libris da região.

Destaque ainda para o barco de madeira Abrangel, típico desta zona do rio Zêzere, que tem em Dornes o único estaleiro e mestre que ainda os constrói, assim como para os produtos locais com destaque para o mel, peixe do rio e lagostim que podem ser saboreados nos restaurantes locais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here