Início Curiosidades Afonso Henriques o CONQUISTADOR

Afonso Henriques o CONQUISTADOR

A vida e os feitos! A História do 1º Rei de Portugal, D. Afonso Henriques o Conquistador.

2331
0
PARTILHE

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

Afonso Henriques o CONQUISTADOR Vídeo de: Pedro Lino

AFONSO HENRIQUES – O CONQUISTADOR

D. Afonso Henriques, filho de Henrique de Borgonha e de Teresa de Aragão, nasceu entre fins de 1108 e os primeiros meses de 1109. O seu local de nascimento não é certo, sendo que os historiadores dividem-se entre Guimarães, Viseu e Coimbra. Em 1185, D. Afonso Henriques faleceu em Coimbra.

Em 1146, ele casou com D. Mafalda, filha de Amadeu II, o conde de Moriana e Sabóia.
D. Afonso Henriques foi o 1º rei de Portugal, ficando conhecido como Afonso I, o Conquistador.
O seu reinado começou em 1139 e terminou em 1185, durando assim 46 anos.

D. Afonso Henriques O 1º Rei de Portugal

Após a morte de D. Henrique de Borgonha, a mãe de D. Afonso Henriques, D. Teresa, ficou à frente do Condado Portucalense, mas ela era facilmente influenciável, aproveitando-se disso a família Peres de Trava.

No entanto, debaixo da influência do arcebispo de Braga D. Paio, D. Afonso Henriques opunha-se à forma como a sua mãe governava o Condado Portucalense.

Assim, ele armou-se cavaleiro por suas próprias mãos, no dia de Pentecostes de 1122, na catedral de Zamora.

Em setembro de 1127, o rei de Leão D. Afonso VII invadiu Portugal, cercando o castelo de Guimarães onde se encontrava D. Afonso Henriques.

Foi aí que D. Afonso Henriques reafirmou a sua lealdade ao rei de Leão e conseguiu, não só fazer com que D. Afonso VII levantasse o cerco, como também que ele se tornasse seu aliado na luta contra D. Teresa.

Foi assim que, a 24 de Junho de 1128, próximo de Guimarães, as forças de D. Afonso Henriques defrontaram as forças de D. Teresa e levaram-nas de vencida na famosa batalha de São Mamede.

A partir daí, D. Afonso Henriques tomou os comandos do Condado Portucalense.

D. Afonso Henriques aliou-se sucessivamente a D. Afonso VII para reconquistar as terras mais a sul, com o objetivo de expulsar os muçulmanos. Estas conquistas e reconquistas de D. Afonso Henriques levaram-no até Leiria onde fundou o Castelo de Leiria.

Mais tarde, os muçulmanos ainda reconquistaram Leiria, mas com o apoio do rei de Leão, D. Afonso Henriques venceu novamente os muçulmanos na batalha de Ourique, sendo que, a partir desse momento ele passou a intitular-se como rei de Portugal.

DEIXE UMA RESPOSTA