Início Viagens e Lugares A Princesa do Alentejo

A Princesa do Alentejo

Conheça melhor e deixe-se apaixonar por Vila Nova de Mil Fontes, também conhecida pela Princesa do Alentejo. Imagens absolutamente magníficas!

26510
0
PARTILHE

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

A Princesa do Alentejo Vídeo de: ZUPA SKY

O que Fazer em Vila Nova de Milfontes

Enche-se nos meses de verão, quando o bom tempo chama os turistas. Mais tranquila agora que o sol anda mais tímido, Vila Nova de Milfontes mantém alguns argumentos que justificam um passeio até à “Princesa do Alentejo”.

Forte de São Clemente

Apesar de pouco povoada, a localização da vila sempre foi apetecível para os piratas. De forma a defender o território, é ordenada a construção, no final do século XVI, de uma fortaleza militar. É então que começa a ser edificado o forte, com o cunho de Alexandre Massai, arquiteto italiano também responsável pelo Forte da Ilha do Pessegueiro.
Já no século XX, o chamado “Castelo de Milfontes” deixa de ter funções defensivas e entra em declínio. Passaria depois para mãos de privados (onde se mantém até hoje). Desde 1978 que está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Igreja de Nossa Senhora da Graça

Construída no início do século XVI, chegou a ser a igreja matriz de Vila Nova de Milfontes. Ao longo dos tempos foi sofrendo diversas alterações, causadas tanto pelas intempéries, como por ataques de invasores.
Na porta de entrada é possível ver uma cruz gravada pertencente à Ordem de Santiago da Espada. No interior do templo, destaque para a pia de água benta datada do final do século XV.

Monumento aos Aviadores

Está instalado no Largo de Brito Pais e homenageia um dos maiores feitos da aviação nacional. Foi de Vila Nova de Milfontes, em abril de 1924, que saiu o “Pátria” em direção a Macau. Aos comandos do avião seguia Brito de Pais, acompanhado por Sarmento Beires e Manuel Gouveia. Chegaria ao outro lado do mundo menos de dois meses depois, tornando-se num dos momentos heróicos da história da aviação em Portugal.

Praia do Farol

De um lado o Mira, do outro o Atlântico. Assim é a Praia do Farol. Devido às pequenas dimensões do areal, está sempre muito apinhada de veraneantes. Quando a maré baixa, e porque tem muitas rochas, formam-se pequenas lagoas que fazem as delícias dos mais pequenos.
O mesmo acontece com os surfistas que encontram na parte norte da praia as ondas ideais para a prática do surf.

Portinho do Canal

Já foi conhecido como o Porto das Barcas e é o maior de todo o concelho de Odemira. Estamos em terra de pescadores e, por isso mesmo, o momento em que o barcos atracam é sempre de muita animação.
Menos pitoresco do que foi em tempos (devidos a obras de melhoramento), a chegada ao Porto de Vila Nova de Milfontes oferece-lhe umas das melhores vistas da região. Sobretudo se for ao pôr do sol…
_

Mais vistos da semana

Mais recentes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here