Início Monumentos A Preciosa Capela das Almas, no Porto

A Preciosa Capela das Almas, no Porto

É uma verdadeira preciosidade! Construída nos princípios do séc. XVIII, é revestida com 15.947 azulejos executados em 1929. Representam os passos da vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina, que são venerados na capela. A Capela das Almas, ou Capela de Santa Catarina, situa-se no gaveto das Ruas de Santa Catarina e de Fernandes Tomás, freguesia de Santo Ildefonso, Porto.

19654
0
PARTILHE
A Preciosa Capela das Almas, no Porto
A Preciosa Capela das Almas, no Porto

A Preciosa Capela das Almas, no Porto Vídeo de: pedrodoporto

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

Capela das Almas

Revestida com 15.947 azulejos

A Capela das Almas fica situada, no coração da baixa portuense, fazendo esquina com a Rua Santa Catarina e a Rua Fernandes Tomás, a sua construção data dos princípios do séc. XVIII sendo que a simplicidade das suas linhas por pouco não mostram a sua grande beleza artistica.

Na fachada principal abre-se, a meio, uma porta, emoldurada e rematada, superiormente, por um frontão circular partido. No mesmo enfiamento e por cima desta, um janelão, também rematado, superiormente, por frontão circular. No tímpano, em amplo frontão triangular, fixa-se um brasão, bipartido, com as armas de S. Francisco, Chagas e de Santa Catarina, dentro de uma cartela rematada por uma coroa fechada. Nos extremos da cornija duas urnas e, ao centro, uma cruz de pedra.
Capela das Almas
Separada por uma pilastra, à esquerda, ergue-se a torre sineira, em dois andares; o primeiro tem uma porta, ao centro, com uma pequena janela no seu enfiamento e, no segundo, quatro janelas sineiras rematadas por um varandim, com pirâmides aos cantos. A cúpula é rematada por uma cruz de ferro.”
Capela das Almas
A capela tem dois corpos, sendo o segundo mais baixo, e sofreu obras de ampliação e restauro que modificaram o estilo original, em 1801.
Capela das Almas
Data já do séc. XX (1929), todo o revestimento de azulejos do exterior, representando passos da vida de S. Francisco de Assis e de Santa Catarina, Santos adorados na dita capela.
Capela das Almas
O altar-mor e os altares da nave são de estilo neo-clássico. Estes são dedicados a S. João e a Nossa Senhora da Conceição e a Nossa Senhora de Fátima, Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Dores, respectivamente à esquerda e à direita.
Capela das Almas
O painel do altar-mor representa a Ascenção do Senhor. Em plinto, junto ao altar-mor, a imagem do Senhor Ressuscitado.
Capela das Almas
À entrada, do lado esquerdo, podemos ver um painel de azulejos representando a imposição das Chagas a S. Francisco, à direita, as Almas, S. Francisco Santa Catarina.
Capela das Almas
No janelão da fachada principal há um vitral, representando as almas (terceiro quartel do séc. XX). A imagem de Nossa Senhora das Almas é ainda do séc. XVIII, enquanto as outras são modernas.
Capela das Almas
É no entanto de salientar a curiosa mistura de cenas da vida de Santa Catarina de Sienna com a de Santa Catarina de Alexandria, virgem e mártir, patente na fachada principal. A ultima vez que estes foram objecto de recuperação foi em 1982.
_

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here