Início Monumentos A Obra Prima do Mosteiro da Batalha

A Obra Prima do Mosteiro da Batalha

O Mosteiro da Batalha é, indiscutivelmente, uma das mais belas obras da arquitetura portuguesa e mundial.

6606
0
A Obra Prima do Mosteiro da Batalha
A Obra Prima do Mosteiro da Batalha

A Obra Prima do Mosteiro da Batalha Vídeo de: Ruralea.com

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

Mosteiro da Batalha

Monumento memorial da batalha de Aljubarrota e panteão régio, cuja construção teve início em finais do século XIV com o patrocínio de D. João I, o Mosteiro dominicano da Batalha é o mais significativo edifício do gótico português. As suas vastas dependências constituem hoje um excelente exemplo da evolução da arquitetura medieval até ao início do século XVI, desde a experiência inédita do tardo-gótico à profusão decorativa do manuelino.

Um dos mas impressionantes e visitados monumentos de Portugal, o Mosteiro da Batalha é o símbolo mais marcante da Dinastia de Avis, mandado construir por D. João I na sequência de um voto feito à Virgem pela vitória na Batalha de Aljubarrota!

As obras prolongaram-se por mais de 150 anos, entre as várias etapas de construção. Esta duração justifica a existência, nas suas propostas artísticas, de soluções góticas (predominantes) manuelinas e um breve apontamento renascentista. Vários acrescentos foram introduzidos no projeto inicial, resultando um vasto conjunto monástico que atualmente apresenta uma igreja, dois claustros com dependências anexas e dois panteões reais, a Capela do Fundador e as Capelas Imperfeitas.

Na posse dos dominicanos até à extinção das ordens religiosas em 1834, o monumento foi depois incorporado na Fazenda Pública, estando hoje na dependência do IGESPAR, assumindo-se como um espaço cultural, turístico e devocional.

Mosteiro da Batalha ou Mosteiro de Santa Maria da Vitória, é desde 2007 classificado pela UNESCO como Património da Humanidade e a 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das 7 maravilhas de Portugal.

Para além de uma visita obrigatória ao interior, se puder, não perca o espectáculo da iluminação nocturna do Mosteiro da Batalha, que realça a sua exuberante beleza e confere à pedra rendilhada uma expressão de magnificência que não irá esquecer.
_

Mais vistos da semana

Mais recentes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.