8km de puro prazer RIO PAIVA
Uma experiência que vai querer repetir, onde contemplar a beleza pura da natureza alimenta a nossa alma. No Rio Paiva existem 8km de puro prazer.
Vídeo de: Fátima Lopes
Passadiços do Paiva
As 11 melhores dicas para fazer os Passadiços do Paiva
Siga estas dicas para percorrer da melhor forma o vale do rio Paiva, em Arouca, através dos seus passadiços.
-
- Efetue o percurso no sentido Areinho – Espiunca. A subida inicial é bastante dura, mas são cerca de 400 metros. Depois disso, o perfil do percurso é quase sempre no sentido descendente, o que lhe permite usufruir melhor da paisagem.
- O percurso tem bastantes sombras e muitos locais onde pode fazer um pic-nic. Recomendamos que o faça perto na praia fluvial do Vau, depois de passar a ponte, um lugar lindo, cheio de poças de água nas rochas e com sombra.
- Desde 13 Fevereiro 2016, a entrada nos passadiços do Paiva é paga (1 euro por pessoa) e limitada a 3500 pessoas por dia. Pode fazer reserva e comprar os bilhetes com antecedência aqui.
- Os passadiços não têm horário livre. Estão abertos da 7:30 às 20:00, de Abril a Outubro, e das 9:00 às 17:00, de Novembro a Março.
- Leve calçado confortável e desfrute da paisagem.
- Leve água consigo.
- Coloque bastante protector solar, principalmente, se for fazer o percurso nos meses mais quentes.
- Vá com amigos e leve dois carros. Deixe ficar um em Espiunca e outro no Areinho (próximo de Alvarenga), isso permitir-lhe-á fazer apenas o percurso de 8 km sem ter necessidade de voltar para trás.
- Há um parque de estacionamento na praia do Areinho, em Canelas, onde há um bar. Pode comprar algumas coisas de última hora aqui, como bebidas frescas.
- Há vários lugares para estacionar, nomeadamente um parque improvisado num grande campo de terra batida em Espiunca. A cerca de 50 metros do parque, ainda na povoação, há um pequeno café.
- Marque aqui o seu alojamento próximo dos Passadiços do Paiva. Quanto mais rápido marcar melhor alojamento vai arranjar.