Início Curiosidades 11 de Setembro, o dia que ninguém esquece

11 de Setembro, o dia que ninguém esquece

11 de Setembro de 2001, o dia que jamais será esquecido! Um vídeo histórico com a reportagem no mesmo dia do trágico acontecimento que atingiu os Estados Unidos da América.

670
0
PARTILHE

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

11 de Setembro, o dia que ninguém esquece Vídeo de: buenopolis

11 de Setembro, o dia que ninguém esquece

11 de setembro de 2001. Uma manhã clara pousava sobre o céu de Nova Iorque numa terça-feira que podia ter sido idêntica a tantas outras. Faltava um quarto de hora para as 09.00 quando se começou a escrever uma das páginas mais negras da História. O maior atentado terrorista de sempre perfurava o coração dos Estados Unidos.

Quatro aviões foram sequestrados por operacionais da organização fundamentalista islâmica Al-Qaeda. As Torres Gémeas do World Trade Center, dois dos edifícios mais altos do mundo, símbolos do poderio económico do país, e o Pentágono foram atingidos.

Três mil mortos. Oitenta nacionalidades. Cicatrizes que o tempo não apaga.
Há 16 anos, os ataques de 11 de Setembro mudaram muito mais do que a paisagem de Nova Iorque. Mudaram o mundo de forma trágica.

Quatro aviões sequestrados por 19 terroristas

Os ataques terroristas de 11 de Setembro foram coordenados pela organização fundamentalista islâmica Al-Qaeda, na altura liderada por Osama Bin Laden.
Quatro aviões foram sequestrados por 19 terroristas. Dois colidiram com o World Trade Center, um terceiro atingiu o Pentágono e um quarto aparelho acabou por se despenhar numa zona rural da Pensilvânia.

As vítimas

Os números são avassaladores e mostram a dimensão da tragédia. Os atentados fizeram 2.977 mortos.

Só em Nova Iorque, os atentados ao World Trade Center levaram à morte de 2.753 pessoas. Entre as vítimas estão 343 bombeiros, 23 polícias e 23 oficiais da Autoridade Marítima.

Em Washington, o ataque ao Pentágono provocou 184 mortos.

A queda do voo 93 na Pensilvânia levou à morte de 40 pessoas entre passageiros e membros da tripulação.

O novo World Trade Center

No exato local onde até ao dia dos ataques se erguiam as duas torres do World Trade Center, surge agora uma nova paisagem.

Há uma nova torre, a One World Trade Center, com 104 andares e 541 metros de altura, que se tornou no edifício mais alto dos Estados Unidos.

Tem duas piscinas com a área exacta das torres destruídas e onde estão inscritos em bronze os nomes das vítimas.

O edifício, que demorou quase uma década a ser construído, conta ainda com um museu, o “National September 11 Memorial & Museum”, um projeto da autoria do arquiteto luso-americano Lou Mendes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here