Início Curiosidades O espetacular acidente da Nau Portugal!

O espetacular acidente da Nau Portugal!

A majestosa Nau Portugal foi lançada à água a 7 de Junho de 1940, com milhares de pessoas assistindo. Depois . . . aconteceu o acidente!

17297
0
PARTILHE

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

O espetacular acidente da Nau Portugal! Vídeo de: erdinhas

A Nau Portugal

A majestosa Nau Portugal foi lançada à água a 7 de Junho de 1940, com milhares de pessoas assistindo. Depois . . . aconteceu o acidente!

A ideia da nau “Portugal” partiu de Leitão de Barros, que foi Secretário-Geral da Exposição do Mundo Colonial Português.

Construída na Gafanha da Nazaré, nos estaleiros do Mestre Manuel Maria Bolais Mónica, para aparecer em 1940, na Exposição do Mundo Colonial Português, 3º centenário da Restauração e 8º da Independência de Portugal. Foi lançada à água a 7 de Junho de 1940.

Milhares de pessoas presenciaram ao “bota-a-baixo” quase convictos de que iria virar, como infelizmente sucedeu, perante o desânimo daquela moldura humana, que não escondia as lágrimas que corriam pelo rosto.

E tombou tal como Mestre Manuel Maria pensara. Sempre colocara em dúvida que ao entrar na água se pudesse manter estável. Dizia ele desde o princípio, que o projeto não lhe oferecia a garantia necessária para a sua navegabilidade.

E era tanta a certeza que impediu que o Bispo de Aveiro, D. João Evangelista de Lima Vidal, que a benzeu, se mantivesse na Nau durante a sua descida até à água.

Bela e magnificamente decorada, destinava-se a servir para expor os nossos melhores produtos, viajando por vários países, em especial o Brasil.

Mas teve um fim bem diferente daquele para que fora concebida, acabando os dias como simples barcaça.

Mais vistos da semana

Mais recentes

DEIXE UMA RESPOSTA