Início Monumentos Igreja de Válega, uma das mais bonitas de Portugal

Igreja de Válega, uma das mais bonitas de Portugal

Uma verdadeira obra prima da arte da pintura do azulejo e, sem margem para dúvidas, uma das mais bonitas igrejas em Portugal!

1676
0
PARTILHE

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

Igreja de Válega, uma das mais bonitas de Portugal Vídeo de: PORTAL AuToCaRaVaNiStA

Igreja de Válega, uma das mais bonitas de Portugal

Uma verdadeira obra prima da arte da pintura do azulejo e, sem margem para dúvidas, uma das mais bonitas igrejas em Portugal!

Dedicada a Santa Maria e a Nossa Senhora do Amparo, foi construída no século XVIII em estilo barroco, tendo sofrido modificações muito importantes no século XX. Tem planta de nave única, ampla e alta, com capela-mor e torre sineira integrada na fachada principal.

A frontaria desta fachada foi revestida a azulejos policromos representando cenas bíblicas e religiosas, azulejos esses produzidos na Fábrica Aleluia de Aveiro, em meados do século XX. Os azulejos do topo da capela-mor são da autoria de Jorge Colaço.

No interior são de salientar a pia batismal do século XVI, o retábulo principal do século XVIII com imagiologia do mesmo período. Os tetos, revestidos com painéis de madeiras exóticas, são em abóbada de berço.

As paredes interiores são revestidas com azulejos policromos representando cenas religiosas. Os vitrais estão assinados por S. Cuadrado, de Madrid. De salientar que toda a azulejaria, os tetos e os vitrais são do século XX.

As bonitas cores e imagens vistosas fazem desta igreja o orgulho da freguesia perante os visitantes. A Igreja Paroquial de Válega localiza-se na freguesia de Válega , concelho de Ovar, distrito de Aveiro, em Portugal.

Mais vistos da semana

Mais recentes

DEIXE UMA RESPOSTA