Início Curiosidades Descoberta Caravela Portuguesa da frota de Vasco da Gama!

Descoberta Caravela Portuguesa da frota de Vasco da Gama!

Estava perdida desde 1503 e foi anunciada a sua descoberta pelo governo de Omã. O mais poderoso e importante navio da armada de Vasco da Gama é a mais antiga embarcação dos Descobrimentos Portugueses encontrada e investigada por arqueólogos!

14982
0
PARTILHE

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

Descoberta “Nau Esmeralda” da frota de Vasco da Gama? Vídeo de: Tuga Videos

Tudo indica que o navio era o lendário Esmeralda, que foi ao fundo do Mar da Arábia levando consigo o tio de Vasco, Vicente Sodré, em 1503. É a primeira vez na história que se resgata um naufrágio do primeiro período das Grandes Navegações portuguesas.

O maior tesouro achado na escavação foi uma moeda de prata raríssima chamada “índio”. Essa moeda foi cunhada por Manuel I para celebrar o feito de Vasco da Gama e fazia parte de uma série de duas: o “índio” e o “português”, que deveriam ser usadas justamente no comércio recém inaugurado com a Índia. Até hoje só se havia encontrado um “índio”, que está no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro. Como a moeda foi cunhada em 1499 e circulou apenas até 1504, ela, além de ser uma raridade valiosíssima, é um indício quase incontestável de que o navio fazia mesmo parte da frota de Vasco da Gama.

E, se é que restava alguma dúvida, os mergulhadores desenterraram também quase 100 balas de canhão, o que faz sentido a se julgar pela missão bélica que o Esmeralda e o São Pedro receberam de Manuel I. 35 dessas balas eram adornadas pela inscrição “VS”. Não há como saber com toda certeza o que as duas letras significam. Mas, se fosse para apostar, parece bem provável que tenha alguma coisa a ver com o nome do capitão do Esmeralda: Vicente Sodré.

Mais vistos da semana

Mais recentes

DEIXE UMA RESPOSTA